Como construir blog posts impecáveis? Conheça nosso passo-a-passo.

Produzir um ótimo conteúdo para postar em blogs é mais complexo do que se imagina, envolve uma série de etapas que necessitam de atenção por parte do autor.

Elaboramos um passo-a-passo em forma de checklist para ajuda-lo a se organizar, escrever um bom conteúdo e não esquecer de nenhum detalhe na hora da publicação.

1ª etapa — Criação

Como ter ideia de conteúdo? O que postar? Resposta: pesquise muito! Acompanhe, se possível diariamente, os acontecimentos e temas que estão sendo discutidos no mercado ou nicho em que você atua.

Quanto mais você ler sobre sobre os assuntos que se propõe a escrever, mais referências e insights terá. Por isso:

  1. Faça uma lista de sites e/ou blogs para acompanhar. Aqueles que você considera que são boas referências de conteúdo para o que deseja abordar.
  2. Conheça quem são as pessoas “autoridades no assunto” do seu mercado. Quem são as pessoas que formam opinião e possuem uma legião de seguidores? Sobre o que essas pessoas estão falando? Faça uma lista também!
  3. Mapeie as mídias sociais. Entre em grupos do Facebook, comunidades, fan pages, e veja as menções e hashtags usadas que são relacionadas ao assunto (principalmente no Twitter!). Existem uma série de ferramentas de monitoramento de redes sociais que podem te auxiliar nisso (Icono Square, Hubspot).
  4. Se puder, entreviste seus clientes ou seguidores. Tente descobrir quais assuntos se interessam ou que dificuldades e problemas desejam superar.

2ª etapa — Redação

Beleza! Agora você já sabe sobre o que escrever e já selecionou um bom material referência para produzir seu conteúdo. Vamos começar a digitar!

Fazer um bom texto significa que você terá que edita-lo e reescreve-lo várias vezes. Dificilmente a “primeira versão” é a versão publicada. Então, quando achar que o texto está legal, comece o checklist de revisão.

  1. Verifique a fonte das informações, são todas confiáveis?
  2. O texto está escaneável? Saiba mais sobre escaneabilidade aqui.
  3. Colocou subtítulo? Está atrativo?
  4. Os parágrafos estão muito longos e/ou confusos?
  5. O texto está claro, com as ideias bem delimitadas em cada parágrafo? Procure ter no máximo duas ideias por parágrafo.
  6. Existe excesso de palavras e/ou frases não importantes?
  7. A pontuação e ortografia estão corretas?
  8. As frases possuem erros de concordância?
  9. O título está suficientemente atraente? (você tem menos de 1 segundo para prender a atenção do leitor). Saiba como criar títulos matadores aqui.
  10. O título está curto? Menos de 60 caracteres?
  11. Sempre que puder, terminar o texto convidando o leitor para interagir (com uma pergunta, por exemplo).
  12. Está escrevendo uma notícia? Utilizou o conceito da pirâmide invertida?
  13. As fotos estão em um tamanho padrão?
  14. As fotos possuem legenda e créditos?

3ª etapa — SEO

Você já tem um texto formatado, bem escrito e atraente. O próximo passo é otimiza-lo para a web, ou seja, tornar esse conteúdo facilmente encontrável e bem ranqueado no Google.

  1. O metadata do post está completo? (e abaixo de 150 caracteres)
  2. A formatação está obedecendo a hierarquia de cabeçalho/título? Utilizou marcações de título/subtítulo? Marcações de listas, parágrafos, enfases?
  3. Negritos e itálicos estão sendo usados em palavras-chaves ou informações relevantes?
  4. Há links para outros posts/conteúdos? (se oportuno)
  5. Fez uma pesquisa de palavras-chaves? Selecionou as mais usadas? E quanto as suas variações? E as relacionadas? (utilize o Keyword Tools do Adwords)
  6. Preencheu o atributo ALT das imagens com uma descrição sucinta?

4º etapa — Divulgação

Seu post está pronto e publicado. Falta apenas comunicar aos seus leitores e visitantes sobre esse novo conteúdo.

  1. Compartilhou/programou no Facebook?
  2. Compartilhou no Instagram, Google +? Em outras redes que utiliza?
  3. Compartilhou em fóruns, grupos do facebook?
  4. Mandou esse conteúdo para pessoas influentes que possam se interessar em divulga-lo também?

5ª etapa — Mensuração

A última etapa consiste em saber se seu conteúdo deu certo!

  1. O conteúdo ajudou em atingir seus objetivos de marketing? Por exemplo, se seu objetivo central é reconhecimento de marca, então o post teve bastantes visitas e/ou compartilhamentos?
  2. Verifique os KPIs que você pré-selecionou em seu planejamento de marketing de conteúdo, tanto as informações de social media como as de tráfego do blog.

Saiba mais sobre KPI e objetivos de marketing de conteúdo.

  1. Se seu conteúdo foi bem sucedido, por que não reutiliza-lo em outros formatos? Como um vídeo, um podcast, etc?
  2. Pode-se também fazer conteúdos mais elaborados, os chamados “materiais ricos”, como um e-book ou uma série de videoaulas.

Lembrando sempre que a melhor receita para ser o “Rei do Conteúdo” é praticar, praticar e praticar, ou seja, botar a “mão na massa” e fazer as postagens. É um trabalho de aperfeiçoamento ao longo do tempo.

Não esqueça também de documentar tudo, todos os processos e resultados, para que assim você possa minimizar os erros e saber que caminho seguir.

Espero que essa lista tenha ajudado a se organizar melhor e ter uma maior facilidade para fazer posts impecáveis!