Metodologia ou Tecnologia?

Mateus Silva
4 min readSep 21, 2019

--

Educação, definida como

“meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.”

tem sido reinventada e redescoberta nas últimas duas décadas e o avanço tecnológico tem sido o ponto chave deste fenômeno.

Os modelos metodológicos educacionais, concebidos a séculos atrás, são o que muitos de nós, pessoas da geração “y”, “z” ou mesmo alguns “millenium’s” , experimentamos em nossa vida durante o colégio ou até mesmo faculdade. Conhecido como “educação tradicional”, tem como estrutura um indivíduo (professor) que atua como transmissor e um conjunto de indivíduos (alunos) que atuam como receptores de conhecimento, isto em um ambiente controlado (sala de aula) onde são impostas regras e normas as quais devem se seguir, além de uma hierarquia onde o professor está num status acima dos alunos, como um Deus, sábio, ao qual tudo conhece, tudo sabe e é detentor da verdade absoluta.

Tecnologia e informação, tudo na palma da nossa mão e com a distância de um clique. São diversos celulares, tablet’s, computadores e tantos outros dispositivos que já fazem parte do nosso cotidiano, estes interligados entre si. Em 2017 estimou-se que haviam 3.6 bilhões de pessoas conectadas a internet, cerca de 50% da população global naquele momento. Nossa sociedade está experimentando a transição do analógico para o digital, em diversos aspectos e a educação tem ganhado destaque nesse ponto.

Por maior que sejam os esforços das escolas em adicionar tecnologia as suas salas de aula, através de quadros inteligentes, computadores únicos por aluno e outros dispositivos que se fazem de interface para a transmissão e recepção de conteúdos didáticos, muitas vezes as crianças já estão familiarizadas com a própria tecnologia, resultado do contato com a mesma em seus próprios domicílios. Introduzir a tecnologia na sala de aula já não é mais necessário, mas usá-la como ferramenta para desenvolver os alunos em vários aspectos é o desafio atual destas instituições, isso tem se refletido na sugestão de ensino de programação junto a grade básica para as crianças, o que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico das mesmas.

Mas a inserção da tecnologia na vivência das crianças não trás apenas benefícios, crianças são facilmente induzidas, e a tecnologia pode ser utilizada de forma danosa. As crianças na internet podem cometer atos violentos, como ciber-bullying, se desinteressar pela formação escolar, além de se habituarem ao sedentarismo e não desenvolverem aptidões de convívio e interação social.

O ensino a distância já existe a muito tempo, mas a tecnologia se apossou disto e transformou também este modelo. Práticas foram criadas para poder atender a demanda de informação estruturada para consumo, uma dessas é o design instrucional, que visa auxiliar em todo o processo de construção de conteúdo para plataformas virtuais de aprendizagem. Também tem crescido o número de pais que apoiam e fazem uso de “homeschooling”, que é a prática de ensino em domicílio, tal ação tem crescido após os casos de massacres a mão armada em escolas.

Ainda não conseguimos encontrar a melhor forma de aproveitar a tecnologia para a educação e estamos utilizando da crescente demanda para criar soluções inovadoras nesse setor. Um dado interessante é que 1/3 dos alunos matriculados em ensino superior são de educação a distância e as plataformas de ensino, cada vez mais visando em modelos didáticos diferentes, ou na experiência do usuário, tem facilitado o crescimento desse setor, o que nos faz observar um ponto: a sala de aula como conhecemos estaria realmente com os dias contados?

Criatividade é essencial ao ser humano, colocar uma tela a frente de um jovem ainda nos primeiros anos de colégio estaria limitando sua perspectiva de mundo real e sua condição de criatividade, sua concentração. O próprio Bill Gates, criador da Microsoft, limitou o tempo de tela de seus filhos — “Não temos telefones na mesa quando estamos comendo e só lhes demos celulares quando completaram 14 anos”, disse ele em 2017.

Ficar longe da tecnologia seria a solução para ajudar no aprendizado? Será que o problema realmente é da tecnologia ou da insistência em usar os mesmos processos metodológicos, centenários, ainda hoje?

Referência

Significado de Educação — Significados — Link: https://www.significados.com.br/educacao/. Acessado em: 2019–09–21.

Os gurus digitais criam filhos sem telas — El País — Link: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/20/actualidad/1553105010_527764.html. Acessado em: 2019–09–21.

Quantas Pessoas tem acesso a internet no mundo — Tracto — Link: https://www.tracto.com.br/quantas-pessoas-tem-acesso-a-internet-no-mundo/. Acessado em: 2019–09–21.

Uso da tecnologia, benefícios e malefícios nas aprendizagens — Portal da Educação — Link: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/uso-da-tecnologia-beneficios-e-maleficios-nas-aprendizagens/58354 . Acessado em: 2019–09–21.

--

--

Mateus Silva

Um cara qualquer - Sobrevivendo em um lugar qualquer - Procurando um lugar qualquer - Para ser além deste qualquer.