Fala Rafa!
Só hoje consegui parar para ler com calma cada um dos bullets. Conforme te comentei, fui impactado pelo texto através do Whatsapp em um grupo de trabalho da nossa área de Estratégia e Inovação e também através do grupo brasileiro orientado para o SXSW.
Difícil selecionar apenas um entre os quarenta insights, então resolvi puxar três para a discussão:
3. 3 bilhões de pessoas vivem com menos de 2,5 dólares por dia. 80% da humanidade vive com menos de 10 dólares por dia.
-> Vivemos tão longe desta realidade que é até difícil de acreditar. Isso é absolutamente assustador. A pergunta que fica é: o que nós faremos em relação a isso? Não dá para simplesmente aceitar.
14. As pessoas vão aprender dentro de uma lógica de “nano-learning”, e não de um longo investimento em educação para usar somente um percentual mínimo daquilo que se aprende. Todos terão um portfólio de trabalho, que será nano-desenvolvido.
-> Acho fantástico porque isso é algo que já está acontecendo. A informação é mais abundante do que nunca. Gosto de dizer que vivemos hoje a "Era dos filtros" e não mais a "Era da informação". Tudo que você quer já existe, basta saber onde encontrar e criar um processo para digerir.
19. Hoje existe abundância de capital, conhecimento, habilidades e tecnologia. Não há desculpa para não fazer as coisas. Não há limites. A única limitação é a nossa convicção e comprometimento de simplesmente ir e fazer.
-> O excesso de informação traz consigo o paradoxo da escolha: quanto mais opções você tem, maior a tendência de não escolher nenhuma. Auto-conhecimento, priorização e disciplina nunca foram tão importantes. Priorizar é abdicar e o mundo de hoje nos dá a falsa sensação do "poder fazer tudo". Tempo é o recurso mais precioso e limitado que temos.
Parabéns por compartilhar sua experiência com o mundo!