#LikeAGirl Análise sobre vídeo da Always

A marca Always, de produtos de higiene, lançou em em 2014 uma campanha de muito sucesso mostrando a problemática e mudando o significado da expressão “como uma garota”, ou “like a girl” na expressão original. A campanha é baseada em seu vídeo no YouTube “Always #LikeAGirl”, que tem mais de 63 milhões de visualizações, gravado todo em um studio com entrevistas a algumas pessoas.

Na primeira parte do vídeo, foi solicitado a adolescentes e adultos que demonstrassem como seria “correr como uma garota”, “arremessar como uma garota” e “lutar como uma garota”. As demonstrações foram figuradas em uma personalidade fraca e desmotivada, mostrando o que as pessoas pensam sobre a expressão “como uma garota”. A maioria de nós iria pensar o mesmo, que garotas não são capazes de fazer coisas como garotos, como correr rápido, arremessar com força ou lutar bravamente, e que a expressão significa algo ruim e humilhante para alguém. Este é o problema que o vídeo traz à tona.

Na segunda parte do vídeo, as mesmas perguntas são feitas para meninas com aproximadamente 10 anos de idade, e as respostas foram completamente diferentes. Crianças ainda não foram corrompidas pelo pensamento paradigmático da sociedade, que em muitos momentos ensina às pessoas significados muito errados. Crianças não veem diferença de capacidade entre meninos e meninas, pois ainda não passaram pela puberdade e não foram ensinados corretamente como manter sua motivação e integridade durante momentos humilhantes que todos nós passamos nessa fase da vida. A campanha faz um grande questionamento sobre este problema, provocando com a pergunta: “Quando que fazer algo ‘como uma garota’ virou um insulto”?

Ao final, após algum momento de reflexão, os mesmos adultos do início do vídeo começaram a mudar sua forma de pensar e tentaram responder diferente. Eles se encontraram em uma má posição, sentindo-se arrependidos por “insultar” as garotas com aquelas demonstrações. A Expressão “como uma garota” não deve ser considerada como algo ruim, pois elas podem fazer coisas incríveis assim “como um garoto” também pode. Essa é a verdade que a Always quer mostrar para o mundo com a campanha. “Vamos fazer #comoumagarota significar algo muito bom” é a principal mensagem que a marca traz com o vídeo.

OBS.: Este texto é uma atividade de um curso de marketing digital que estou fazendo.