Tutorial Unity — Multiplayer Simples e Fácil com GooglePlayGames Plugin [Parte 1]

Recentemente minha equipe MadPenguin e eu desenvolvemos “Dá Tempo, um jogo social/puzzle mobile voltado para o público idoso, por isso buscamos alternativas mais simplificadas para soluções de multiplayer.

Uma que chamou muito nossa atenção, por não depender tanto do jogador em questões como criar sala, convidar jogadores e outras coisas que não são familiares ao público-alvo, foi a desse plugin.

Uma das maiores dificuldades que eu tive, e a razão por fazer este post, foi a falta de relatos de outros Devs. usando a ferramenta, tive que fazer o multiplayer do jogo funcionar em uma semana, e nunca tinha experimentado essa nem qualquer outra ferramenta. Espero que esse guia ajude outros que se encontram em alguma situação semelhante.

Esse é apenas meu relato, onde conto a minha solução, se alguém conhecer uma maneira mais fácil ou melhor de resolver fique a vontade para comentar. \o/

Então vamos lá…

Dividi o tutorial em 4 partes:

  1. Preparando a PlayStore;
  2. Configurando o Plugin;
  3. Scripting e Teste;
  4. Exemplos;
Esse tutorial requer que você já tenha conhecimento em desenvolvimento de jogos para mobile utilizando o Unity. Já tenha o Unity configurado para exportação do APK e todos os SDK necessários instalados (inclusive o package da Google Play Services).

Preparando a Play Store para o jogo:

OK! Aí vem a primeira coisa que eu achei estranho quando comecei a desenvolver o jogo, e me fez dar alguns passos para trás e recomeçar.

Com sorte você não terá que fazer isso por que eu vou te contar antes!

Você terá que publicar o seu jogo antes de começar a desenvolver o multiplayer!

Calma eu explico… para que o seu jogo consiga se comunicar com o servidor da “Google Play Games” via plugin e consequentemente se comunicar com o outro jogador ele precisa PRIMEIRO estar registrado e “publicado”(mais ou menos) na Play Store.

Como fazer isso?

Simples, pelo Console do Desenvolvedor da Google Play.

Se você já tem uma conta ótimo, se não… Crie uma! Afinal você É um desenvolvedor, e sim vai ter que desembolsar alguns trocados para ativar sua conta.

…olha pelo lado positivo, não é a AppStore… bom, pelo menos por enquanto…
Se estiver desenvolvendo o jogo em equipe não se preocupe, você poderá Publicar (de verdade) o jogo em outra conta mais tarde. Com um pouquinho de trabalho extra.

Após você criar, configurar e pagar pela sua conta de desenvolvedor voce estará em uma página mais ou menos como essa:

Clique em

coloque um titulo bacana e você será redirecionado para a página de configuração do App.

Complete esses passos:

Como você viu o primeiro é o APK. Não se preocupe você não tem que ter o jogo completo para enviar, você pode mandar quantas versões de APKs forem necessárias.

MAS É NECESSÁRIO QUE O PROJETO NO UNITY SEJA SEMPRE O MESMO. Do contrário você terá que criar outro App no Developer Console.

Então vamos ao UNITY!

Criei um novo projeto 2D simples, uma nova cena, salvei e agora irei exportar o APK.

Mas antes vamos configurar algumas coisas no Player Settings.

Vamos falar sobre duas abas importantes no Player Settings, a primeira é a Publishing Settings:

Nessa Aba você tem que colocar a sua Keystore. (ou criar uma caso ainda não tenha
Você também precisará de uma Key, essa key diz respeito ao seu projeto, e é bem simples de criar uma, olha só:
Depois é só selecioná-la e colocar a senha.

A próxima aba do Player Settings que vamos fala é a Other Settings:

Vamos alterar algumas coisas aqui, a primeira é o Bundle Indentifier o CompanyName e ProductName devem ser os mesmos que estão na parte superior do Player Settings. Você pode mudar e colocar o que quiser, mas lembre-se de mudar nos dois lugares.
É importante prestarmos atenção no Version* e no Bundle Version Code, sempre que você for mudar o jogo e lançar um novo APK aumente os dois números. Isso faz com que o Android entenda que é uma atualização do aplicativo, instalando novamente o mesmo.
(No meu caso tive que desmarcar o Andoid TV Compatibility).

Depois de tudo configurado de um build e envie o APK SELECIONANDO A ABA DE TESTES BETA!! na tela de envio no console do desenvolvedor.

Escolhi Testes Beta abertos, mas você pode escolher testes fechados e liberar os e-mail de quem vai testar.

As próximas configurações do seu jogo são bem simples de completar e você consegue fazer sem ajuda. Mas vai uma dica: como o jogo ainda está em Beta não tem problema usar imagens em branco com a resolução correta para completar os formulários. Só se lembre de alterar antes de lançar o Jogo!

Ao terminar seu “App” estará assim:

Wow… isso acabou ficando mais demorado do que eu pensei… mas finalmente chegamos ao fim da Primeira Parte do Tutorial!

Link da próxima parte — → [Em Desenvolvimento]

Espero que tenham gostado, esse é meu primeiro post então se tiverem alguma sugestão sobre minha escrita ou idéias de tutoriais fiquem a vontade para falar nos comentários.
Lembre-se de me seguir nas redes sociais e não perca nenhuma atualização!

Originally published at Mauricio Juba.