Tutorial Unity — Multiplayer Simples e Fácil com GooglePlayGames Plugin [Parte 2]

Hoje vamos dar continuidade ao tutorial e falaremos sobre como configurar corretamente o plugin do Google Play Games.

Mas antes alguns GIFs onde mostro o tipo de interação que acontecia no nosso jogo o “Dá Tempo”.

Conectando com a Google Play Games assim que o main menu é iniciado.
Enviando feedback emocional em tempo real durante o gameplay.

Mostrarei mais interações no decorrer dos tutoriais. Vamos começar então!

  1. Preparando a PlayStore;
  2. Configurando o Plugin;
  3. Scripting e Teste;
  4. Exemplos;
Esse tutorial requer que você já tenha conhecimento em desenvolvimento de jogos para mobile utilizando o Unity. Já tenha o Unity configurado para exportação do APK e todos os SDK necessários instalados (inclusive o package da Google Play Services).

Configurando o Plugin:

O Primeiro passo é fazer o download do plugin — → GooglePlayGamesPlugin

o link acima é da versão atual de quando estou escrevendo o tutorial, talvez seja melhor você entrar no Repositório dele no GitHub acessar o diretório /current-build e então fazer o download do unitypackage.

Com o Unity aberto no projeto, que configuramos na parte 1 do tutorial, importe o unitypackage. É só dar dois cliques no unitypackage e clicar em Import quando essa janela aparecer;

Depois de importar todo o pacote vamos fazer algumas configurações. Acesse a barra de ferramentas Window -> Google Play Games -> Setup -> Android Setup…

Na janela que abriu nós vamos colocar algumas informações a respeito do nosso App(game). E para pegar essas informações vamos lá no nosso Android Developer Console.

Precisamos de duas informações — Resources Definition e Client ID

Você está agora no Console e provavelmente não está encontrando essas informações. Isso é por que ainda falta mais um passo na nossa Play Store que devemos configurar. Não fiz isso no post anterior por ser mais explicativo agora.

Para que a gente tenha as informações necessárias vamos configurar os Serviços de jogo na Play Store.

Clique então no seguinte botão no lado direito da janela para adicionar um novo jogo.

Ao fazer isso uma janela simples perguntando o nome e o tipo do seu jogo se abrirá.

Quando apertar em continuar você vai notar que esta em uma tela muito parecida com a de quando criamos nosso jogo na Play Store, mas dessa vez existem algumas informações e campos diferenciados.

Vamos começar por Detalhes do Jogo. Aqui você já sabe o que fazer certo? Use as mesmas imagens que usou nas informações do Jogo e complete as descrições.

Em Apps Viculados nós vamos vincular o nosso jogo.

Lembre-se de ligar o Multiplayer (Vários Jogadores) no meu caso eu só ativei em tempo real, que será a forma de multiplayer que vamos nos basear para o tutorial.

Se tudo der certo sua tela para Vincular Apps deve ficar mais ou menos assim;

Se você voltar para a seção Apps Vinculados e Clicar no nosso Jogo, além de algumas informações você também encontra o ID do app;

O ID do App também pode ser visualizado abaixo do título do Serviço do Jogo, na parte superior da tela.

Voltamos então para a tela de configuração do Android no Unity e colocarmos o ID do cliente OAuth2 no campo pedido, o Cliente ID.

Ao apertar Setup você receberá esse erro;

Isso é porque não temos nada no campo Resources Definition e pra conseguir o conteúdo dele temos que fazer mais algumas configurações no nosso Serviço de Jogo.

Sua Barra lateral do Serviço de Jogo também terá mais seções com mais opções. Mas vamos nos concentrar nas que ainda não estão com o Checkmark;

Conquistas e Teste ainda não estão com o checkmark de OK;

Na seção de Conquistas vamos criar 5 conquistas exemplos só para conseguir o conteúdo do Resources Definition. Por enquanto não vamos usar elas pra mais nada então pode usar imagens aleatórias só pra completar o cadastro delas.

Coloque um nome, uma descrição, um icone (pode ser o mesmo do jogo) e clique em Salvar e adicionar outra conquista.

Depois de Criar todas as 5 conquistas, você terá algo mais ou menos assim.

Na última linha do campo ID clique no botão Copiar Recursos.

Isso é oque você vai precisar colocar no Resources Definition lá no Unity.

Então vamos lá… Selecione e copie o código em XML dessa janela e cole no Resources Definition e preencha o Client ID com o ID do seu App Vinculado.

MAS ANTES DE VOCÊ CLICAR EM SETUP VOLTE PARA O CONSOLE.

Agora a Seção Teste;

Em teste nós podemos adicionar testadores para o nosso serviço, apenas os emails que estiverem ali poderão utilizar o serviço de multiplayer. Você também tem a opção de liberar o serviço para os testadores Alfa e Beta, que você configurou anteriormente.

No meu caso vou ativar os testadores Alfa e Beta, assim não tenho que me preocupar em adicionar o e-mail de cada testador.

Clique agora na seção publicar para publicar o seu Serviço.

Agora sim! Volte pro UNITY e … e….

E clique em SETUP !!

Pronto! Plugin configurado e Jogo e Serviços sincronizados.

E por hoje é só, no próximo post falaremos sobre como criar e configurar scripts para a comunicação dos 2 ou mais dispositivos e faremos alguns testes no funcionamento do plugin.

Até mais!


Comecei a pouco a escrever nesse blog então qualquer feedback me ajudaria muito a melhorar o meu conteúdo, fique a vontade para deixar um comentário.

Se você achou esse post útil compartilhe nas redes sociais, assim outros desenvolvedores também vão poder participar e dividir o conhecimento deles conosco.


Originally published at Mauricio Juba.