Personas: Um dos primeiros passos no processo de UX

Simples, mas fundamental para o resultado final do projeto.

O termo ‘personas’ é usado em várias discussões de design e até de outras áreas. O que é interessante é que muitos designers já conhecem o termo mas não sabem bem o que significa ou o que isso pode ocasionar para o produto. Assim como a analise de usuários tem o objetivo de especificar o uso do sistema, as personas possuem um papel fundamental para os gostos e comportamentos do público para o qual se está projetando. Uma das maiores vantagens é que invés de usar dados demográficos para caracterizar o público, ela identifica uma pessoa ‘real’ que se enquadre para o produto. Pra ficar fácil: é adotar um conjunto de pessoas que estejam dentro do público e descrever suas características e perfil detalhadamente.

Mas claro que essa criação da persona não é feita aleatoriamente. São usados dados do time de marketing , pesquisas qualitativas e bastantes questionários e entrevistas para entender os perfis e necessidades. Com a coleta e análise desses dados, o processo se inicia com a pesquisa por uma foto que caracterize a aparência da pessoa. Após isso, particularidades como: idade, gênero, características físicas, profissão, o que faz nos horários de lazer, quais mídias ela/ele usa, o que usa pra se comunicar, desejos e outras informações que possam ser relevantes para o projeto.

Uma dica importante é colar posters das personas no escritório para que todos possam ver e entender pra quem se destina o projeto.
Persona feita para um sistema voltado para a troca de informações entre leitores de quadrinhos.

Esse é o resultado da persona de um projeto que estou participando. Percebam que contém todas aquelas informações já falada antes e até outras, ajudando a entender as especificações de perfil do público à quem é destinado.

As personas dão a possibilidade de entendimento dos usuários, colocando-os no centro de todas as decisões. Na fase de teste, por exemplo, um dos requisitos é saber se o sistema atende os requisitos definidos durante a criação das personas para o desenvolvimento.


Sites para criação de personas

Agora que já entendemos o processo, colocarei alguns sites que podem ser essenciais para a criação da sua persona.

#01 — Gerador de personas

Uma parceria entre a Rock Content e Resultados Digitais foi a responsável pela plataforma. O site apresenta recursos facilitados e eficientes para a criação de personas distintas. O intuito principal é apresentar uma plataforma que sirva tanto para profissionais de UX, mas também de marketing, publicidade, empreendedores e outros.

#02 — Make my persona

Criada pela Hubspot — uma das propulsoras do Inbound Marketing, o site oferece recursos simples para criação de personas voltadas para a área de marketing e de pesquisa de público.

Entre outras opções, acho essas duas as mais válidas para o processo.


Apenas as personas não são suficientes para determinar todo o padrão de comportamento e personalidade dos usuários. Mas podem auxiliar na compreensão juntamente com outros métodos e técnicas.

É algo simples, mas fundamental para o desenvolvimento do projeto.

Até a próxima! ;)

__

Referências: Ergonomia e Usabilidade — Conhecimentos, métodos e aplicações. Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol e Richard Faust,

http://marketagem.com.br/blog/criacao-de-personas/