De Commensalis numerorum

Maurício Piccini
Dec 30, 2019 · 3 min read
Terrarium para Commensalis numerorum

O que é

Commensalis numerorum, vulgarmente conhecido como cactus, em referência ao algarismo do qual se alimentam.

Foi identificado pela primeira vez por Theóphrastos após a fuga de Aristóteles, que deixara Athenas com medo de ser contaminado. Theóphrastos classificara o commensalis numerorum como planta, tendo observado-o apenas em seu estágio séssil. Apenas em 1945 o commensalis numerorum veio a ser corretamente classificado como animal do filo cnidaria, sendo parente próximo das medusas, alforrecas e caravelas e distinguindo-se destes por ser predominantemente aéreo.

A cura prolongada para a acactia foi desenvolvida por Nathaniel Bagshaw Ward, contrabandista de animais proeminente da Era Vitoriana. Ward observou que seus subordinados que obtinham sucesso na captura de um exemplar do Commensalis numerorum e construiam para ele um habitat próprio nunca mais apresentavam sintomas de acactia.

Exemplos de cnidários aquáticos e terrestres. Àcima, as águas-vivas. Abaixo, cacti em estágio séssil.

Sintomas

A acactia é relativamente assintomática, o que atrasa muito a busca pelo tratamento.

O paciente raramente percebe por si a doença. Buscará atendimento por identificar dificuldade de composição e resolução de cálculos aritméticos básicos. É facilmente confundida com discalculia pelo próprio paciente, que perde a capacidade de identificar, enxergar e mesmo recordar da existência do algarismo subtraído de seu holobionte numérico.

O teste para identificar sinal de infecção por Commensalis numerorum mais simples e eficiente é pedir que o paciente conte de 1 a 10. O paciente acometido de acactia pulará um número e não será capaz de reconhecer o próprio erro.

Como alternativa para crianças pequenas e para pacientes que se recusam a aceitar que sofrem de acactia (efeito colateral comum), o teste pode ser feito dispondo-se os números à frente do paciente e pedindo que o paciente conte-os acompanhando com o dedo. O paciente acometido por acactia dirá observar “dez” algarismos diferentes, embora esteja vendo que os algarismos só chegam o valor “9”.

Tabela de teste para sinais de acactia em adultos.

Em geral, o algarismo subtraído é o correspondente ao número cactus. Após o teste, o paciente será capaz de ver o número cactus, mas não terá lembranças do algarismo que precedam ao teste de acactia.

A Cura

O tratamento para acactia permanece basicamente o mesmo desde sua formulação original por Ward em 1854.

O paciente deve capturar um Commensalis numerorum em sua forma séssil e prendê-lo no solo, em um terrarium com pouca água e acesso restrito ao ar, para que não fuja. O terrarium deve ficar na casa do paciente, de preferência em local visível, onde possa ser monitorado diariamente.

Como método profilático, propõe-se que crianças sejam estimuladas a caçar e capturar seus próprios Commensalis numerorum em idades tão jovens quanto 3 ou 4 anos. Estudos longitudinais têm demonstrado ótimos resultados da prática no longo prazo.

Não é sabido de resultados desse procedimento aplicados ao Commensalis numerorum em sua forma volante. Um cactus volante, ao contrário das formas aquáticas dos cnidários, raramente é avistado na natureza.

Commensalis numerorum by Marc Babin on Unsplash

Maurício Piccini

Written by

http://mauriciopiccini.com.br/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade