Exercício #2 Clube Mafagafo

Gestualismo

Prompt: Escolher uma entre nove fotografias

As lágrimas escavam rugas no rosto como a chuva escava o leito dos rios ao descer a montanha depois da tempestade. Ainda assim, a montanha é firme e verde e viva. Mesmo que os cabelos brancos emoldurem o rosto, o rosto riscado de rugas traça trajetos novos a cada palavra, sorriso, quadro em movimento. O rosto é uma obra do gestualismo.

As sobrancelhas agora são uma penugem de grama renascida do alagado ribeirinho sobrevivendo à enchente, a proteger os olhos da enchente de água salgada. Sal do suor. Saldo do suor, do trabalho, do suor do trabalho.

As mãos seguram o rosto como se o rosto precisasse ser segurado, mas apenas para fingir que seguram um rosto quando são elas que se seguram no rosto para aparecer. Os anos de trabalho das mãos aparecem em cada ruga do rosto a que se seguram.

Havia um sorriso esculpido nos lábios, mas lábios já não há. Sobrou o sorriso.

dizem que as orelhas espicham com a idade, enquanto aprendem a importância de ouvir. E estes ouvidos ouviram por décadas sem levar a boca um só juízo. Julgar o quê?, se a boca não tem ouvidos para ouvir, nem o ouvido tem boca para falar do que houve. Entre este ouvido e esta boca não cabe uma sentença sequer.

Dizem que quando Dona Amélia chegou em frente ao fotógrafo — moço bonito de terno marrom com remendos nos cotovelos — a luz da sala ganhou peso, retorcendo o lado esquerdo, sob a lente convergente de um plano frontal.

— Perdão, mas tens o cheiro da minha mãezinha.

— Estás perdoado, filho.

E perdoou o mundo inteiro.

Dizem que um bom fotógrafo é capaz de fotografar do jasmim o perfume, do olhar o perdão, da pedra a existência, de uma tal paisagem o sobre.

Escrevo sobre a existência de perdão no perfume de uma fotografia


O prompt e as fotografias foram apresentadas no Clube de Escrita Mafagafo pela Janayna Bianchi Pin em exercício com tamanho desejado de 500 palavras. O Clube de Escrita Mafagafo é aberto para apoiadores da Revista Mafagafo pelo Catarse segundo as regras de participação disponíveis em https://www.catarse.me/mafagafo.