“Ao infinito… e além!”

Mauro Vilosio
Hub de Design TOTVS
4 min readFeb 17, 2020

Existe uma frase de Walt Disney que gosto muito que diz o seguinte:

"Todos os nossos sonhos podem-se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los."

E justamente foi isso que fiz. No ano 2019 decidi dar um giro na minha carreira e migrei para a área de UX. Depois de vários meses de estudo, bastante leitura e mentoria com profissionais do mercado, no mês de Dezembro, chegou a tão ansiada oportunidade: me tornar um UX Designer.

2019 acabou, 2020 chegou, e tudo era alegria, emoção pelo novo cargo, mas agora era para valer. Tinha que colocar em prática tudo o que tinha aprendido e o desespero bateu na minha porta.

Como parte do processo de onboarding na nova função, tive o prazer de participar de duas semanas com o Time de UXLAB da TOTVS para ser parte de um projeto no segmento de Varejo, e desta forma, poder vivenciar na prática o processo que a empresa utiliza para melhorar a experiência do seus produtos.

É por isso que gostaria deixar registrado nestes 5 pontos como foi essa experiência:

1. Os Incríveis

Assim como defino ao time do UXLAB da TOTVS.

No primeiro dia de treinamento, fomos muito bem recebidos (Valter Augusto Reynaldo e Bruno Viana de França foram os dois colegas que participaram junto comigo) por um time incrível de pessoas, designers super talentosos que desde o primeiro momento nós ofereceram toda a ajuda possível para que ficássemos a vontade e pudéssemos esclarecer todas as nossa dúvidas.

Tiago Costa, Gabriela Cavagliero, Henrique Peixe, Douglas Souza, Leonardo Campos, Gabriel Closel, Bizon, Gabriela Santos de Sousa, Juliana Sayuri Nakatani Chida e Jeferson Tornisielo, vocês são demais (espero não ter cometido o pecado de esquecer de alguém, rsrsrsr).

2. Se Joga

Ser desafiado era o meu objetivo, já que tinha duas semanas para poder aprender na prática o processo a ser aplicado. E Justamente isso foi o que aconteceu. Nosso Instrutor Jeferson Tornisielo, nos permitiu ser parte do projeto, permitindo fazer entrevistas, validações com os usuários e contribuição com ideias aos realizar o protótipo. O que foi muito legal…e produtivo, porque uma coisa é você ver alguém fazer e outra muito diferente é você fazer.

3. Tamo Junto

“Um por todos e, todos por um!””

Muito se fala do ego nesta profissão, mas fiquei muito impressionado com o nível de maturidade das pessoas. Apesar de considerar-me um Designer Júnior, o time sempre compartilhou comigo suas ideias, dores, conquistas e também solicitaram opiniões e ajuda para validar alguns trabalhos que eles tinham feito. Uma coisa muito legal, foi participar das reuniões diárias, onde eu conseguia compartir meu aprendizado no dia a dia do treinamento e também ouvir deles como era seu dia a dia. Foi um aprendizado constante.

Isso me fez sentir como um integrante do time, sem importar o nível de conhecimento.

4. Sobre o processo…

Durante as duas semanas do projeto, fomos aprendendo uma enorme quantidade de técnicas, processos e ferramentas para ajudar a entregar uma melhor experiência para nossos usuários.

Desde entrevistas com usuários, seja de forma presencial ou por telefone, diagrama de afinidades para a organização das ideias coletadas, jornadas de usuário para poder entender a relação entre o usuário e o produto que está sendo analisado, workshops com clientes, para que juntos e de forma criativa, pensarmos em soluções de problemas e desafios de negócio, desenvolvimento de protótipos de baixa fidelidade para validar um conceito junto com os usuários e através dos feedback, decidir se uma ideia tem ou não valor funcional.

5. Think Different

O espaço do UXLAB de TOTVS é um ambiente muito bacana que estimula sua criatividade e te ajuda a “Pensar Diferente”. Se você é UX Designer, precisa visitá-los para aprender como as “coisas acontecem”. Você não vai se arrepender…

Como reflexão final queria agradecer a todo o Time do UXLAB da TOTVS pela cálida recepção e por ter compartilhado todos seus conhecimentos que agora tentarei replicar nos meus projetos. Com certeza me fizeram um UX melhor

Obrigado!

--

--