A diferença e importância de UX Design e UI Design

Muito se ouve falar em design de User Experience (UX) e de User Interface (UI) e sua importância, mas pouco se dá valor na hora de usá-los em um trabalho. User Experience (UX) Design é, como o próprio nome diz, projetar pensando em oferecer a melhor experiência ao usuário. Já User Interface (UI) Design é propriamente o projeto de interface pelo qual o usuário interage um aplicativo, site ou um dispositivo.

Se tratando de webdesign, houve uma época que as empresas simplesmente deveriam ter seu site. Naquele tempo não importava o quão funcional o site era ou se o cliente/usuário conseguia mexer ou se gostava dele ou não. Hoje em dia o panorama é outro, e pensar no usuário é extremamente necessário para ter uma presença digital válida. Com este panorama que o UX Design e UI Design entram em campo.

Tudo inicia com o processo de User Experience Design que contempla desde a pesquisa e definição de público-alvo (usuário) à definição de necessidades do público a serem atingidas com o site. Além de conhecer usuário e necessidades é, também, obrigatório mapear todo o caminho pelo qual o usuário terá de passar para facilitá-lo gerando maior empatia do público.

Após toda esta estrutura, o User Interface Design entra em cena para transformar toda os dados obtidos com o UX para fazer com que a interação entre usuário e plataforma atinja os objetivos traçados. Desta maneira, temos de lembrar que UX e UI andam juntas e se complementam em um trabalho a favor da empatia com a marca e pela simplificação do uso pelo usuário.

Texto publicado pela primeira vez em Heimdall Estúdio Multimídia.

Like what you read? Give Mauro Plastina a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.