Como lidar com um chefe autoritário

O mundo do trabalho muda muito rápido. Logo talvez não existam mais chefes (mas os líderes sempre existirão). Massss, enquanto isso, ainda temos hierarquia, chefes, gerentes, diretores e um alonga calda de posições nas empresas.. talvez isso ainda dure uns… 10 anos. Então esse artigo valerá por 10 anos.

Antes de mais nada, quero dizer que o que escrevo aqui é baseado no que vivi, em alguns empregos que tive, e tudo é baseado em fatos.

Vou tratar aqui neste artigo como um chefe homem, mas poderia ser uma chefa mulher. Como eu já tive, uma chefa extremamente autoritária e implacável.

E também, chefe é diferente de líder. Chefe é uma posição na hierarquia e líder é aquele a quem buscamos para nos guiar no que fazemos.

Primeiro de tudo, você tem que ter em mente que o seu chefe precisa tanto de você quanto você precisa dele. Ele não é nem melhor e nem pior que você. Cada um tem a sua função, e cada função é importante.

Experimente abrir mão da moça ou do cara que limpa o escritório e veja se alguém conseguirá trabalhar após uma semana. É impossível.

Se todas as faxineiras resolvessem decretar que a partir de hoje seus salários terão que ser iguais ao salário do chefe do escritório, isto teria que se tornar realidade. Ou então o chefe teria que limpar o escritório.

Aliás, eu acho ridículo esta gigantesca diferença salarial, pois para mim a distância entre os salários do operador da máquina e do gerente é muito maior do que a real diferença do valor que eles trazem para a empresa.

Tendo em mente este pensamento, de que você não é pior nem melhor que seu chefe, você pode começar a entender que o autoritarismo dele não passa de uma visão distorcida que ele tem da realidade.

Geralmente as pessoas inseguras, quando se encontram em certa posição de poder, tendem a ser irracionais, agindo com autoritarismo, porém sem qualquer autoridade.

Você pode presenciar isso quando passa por uma situação de “abuso de autoridade”, de um policial, ou de um atendente de call center, por exemplo. A pessoa está numa posição de poder em relação a você, a abusa dele. Isso é ridículo.

A visão distorcida que muitos profissionais têm do seu cargo é algo muito comum nas organizações, e por não sabermos lidar com estas situações, continuamos a replicar estes comportamentos.

As pessoas são imperfeitas, assim como você e eu. Nós temos interferências de nossas emoções, de nossos medos, angústias, desejos e inseguranças. Assim como você, o seu chefe também tem um chefe, ele também é cobrado. E ele pode não estar sabendo como lidar com essa tarefa de ser chefe. Lidar com pessoas é muito difícil.

A maioria das pessoas não sabe liderar.

O que temos que saber é que temos que estar alinhados com os objetivos da organização que estamos inseridos. Se você trabalha na coca cola, você tem que estar de acordo com o objetivo da coca cola: Vender refrigerantes. Se você não concorda com este objetivo, dificilmente você será feliz neste trabalho, por que no fim das contas, não importa o que você faz dentro da empresa, você estará ajudando a vender refrigerantes.

Se estamos alinhados e trabalhando em prol do objetivo maior da empresa, não precisamos nos preocupar com chefes autoritários. As pessoas entram e saem das empresas, entram e saem de cargos, isso é tudo passageiro. Se você trabalha como se a empresa fosse sua, como se o objetivo da empresa fosse o seu objetivo, você permanecerá e crescerá.

Não se intimide com cara feia, você sabe o que está fazendo, e por que está fazendo. Não se abale por colegas desequilibrados ou chefes autoritários, se aproxime daqueles que você admira, permaneça no seu foco e fazendo o melhor que você pode, de acordo com os seus próprios princípios.

Não queira vencer discussões. Atitudes falam MUITO MAIS ALTO que palavras. Resultados chamam MUITO MAIS ATENÇÃO que qualquer outra coisa. E se você acha que não está sendo valorizado, comece a procurar uma transferência, ou outro trabalho, onde você possa ser valorizado.

Pense comigo: Você tem orgulho do que a empresa que você está trabalhando faz? Você apoia a maneira que sua empresa lida no mercado, como atende os clientes? Você acredita na utilidade do produto da sua empresa? Se você respondeu sim para estas perguntas, você deve estar motivado em fazer parte deste time. E se respondeu não, talvez este seja apenas um trabalho temporário para você, enquanto busca encontrar algo que realmente te motive.

Então lidar com colegas de trabalho, estejam eles numa posição hierárquica mais alta dentro da organização ou não, é sempre um desafio. As pessoas são diferentes, e é a habilidade de respeitar as diferenças que nos faz seguir caminhando.

O seu chefe é seu colega de trabalho. Ele quer, ou deveria querer, o mesmo que você: levar a empresa pra frente, e para cima, e estando em um time vencedor, vocês também são vencedores. Estando em um barco que vai afundar, vocês vão afundar junto.

O gerente, o diretor, o dono da empresa, e você, são todos colegas de trabalho, e cada um tem a sua função, nesse determinado momento. Ninguém pode te desrespeitar, se você mesmo não se desrespeitar. Daqui um tempo as coisas podem mudar, as posições podem mudar, então sempre respeite as pessoas, não importa qual seja a função delas, todas têm grande valor.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.