newsroom.uber.com

Troquei cartão no Uber Pool

Em defesa de uma verdadeira experiência compartilhada

Esse texto não tem grandes objetivos a não ser dizer que eu troco cartão quando pego o Uber Pool. E saber se mais alguém faz isso também, além das pessoas com quem já troquei cartão por aí. E ainda recomendar para aqueles que ainda não o fizeram que o façam.

Ser usuária do Uber Pool me ensinou que eu estava “ganhando” não apenas economizando no final do mês, mas principalmente conhecendo pessoas, histórias, projetos, negócios. Estive compartilhando não apenas o meu trajeto, mas principalmente minhas aspirações e ideias. E em troca pude ter acesso a tantas outras também.

Talvez faça mais sentido eu explicar o porquê comecei a usar o Uber. Início: Uber Black. Eu morava no Rio, um novo serviço surgia e eu teria desconto na primeira viagem. Por quê não? Uber X: um serviço bem semelhante ao Black, porém, 40% mais barato. Eu vivia em “ponte rodoviária” Novo Rio X Tietê e a diferença de valor entre o Uber X e o táxi fazia toda a diferença no final do mês.

Uber Pool. Um dia larguei a “ponte” e vim para São Paulo. Percebi que às vezes o trânsito encarecia um pouco a estimativa do X e também passei a usá-lo com um pouco mais de frequência. Por não conhecer ainda totalmente a cidade me sentia mais segura andando de Uber. E para não ter sustos no final do mês com o cartão de crédito, passei a adotar o Pool.

No início eu torcia para ir sozinha: “uhul, paguei mais barato e o carro é só meu”. Mas um dia essa chave virou.

Case A

Conversando com a diretora da Clave de Fá no Pool sobre uma pesquisa relacionada à empoderamento feminino, uma menina sentada no banco da frente virou e disse: “Desculpa me meter, mas vocês trabalham nessa área?” Falamos sobre o que se tratava o projeto e acabamos conhecendo melhor Thaysa. Trocamos informações, experiências, percepções e no final trocamos cartão. Não aquele cartão que vai para o fundo da bolsa, mas Thaysa já até ajudou nessa pesquisa.

Aproveitando, se quiserem conhecer melhor a startup que ela está criando, recomendo! Evolui.me é o primeiro marketplace de educação corporativa do Brasil.

A partir daí, se estou indo na casa de amigos usando o Uber Pool ou indo jantar com meu noivo, cartão na bolsa! Sempre acho que pode ser uma ótima oportunidade para conhecer alguém bacana no meu trajeto.

Case B

Para fechar, outro caso que me deu um susto e que me convenceu que de fato o Uber Pool vai além da economia no final do mês. Voltando de um evento, 22h, cansada, o motorista resolveu conversar comigo e com as outras pessoas do carro. Porque é isso que às vezes acontece: mais gente envolvida, mais interações podem surgir! E ele vira e diz: “Queria divulgar para vocês aqui o site que minha esposa está desenvolvendo. É um projeto dela para contar as histórias das pessoas e dos negócios tradicionais do Centro de SP”. E me deu um cartão.

Um dia conto essa história, mas a verdade é que eu desenvolvi um projeto bastante semelhante no Rio e estava me coçando para começar em SP. Na hora puxei meu cartão e escrevi nele: “Já fiz algo semelhante, me liga, posso ajudar”. E entreguei ao motorista.

Cheguei em casa eufórica e aquele cartão já rendeu chocolate quente, pão de queijo, muito aprendizado sobre a cidade e principalmente: colaboração entre pessoas. Aliás, quem quiser conhecer melhor o projeto, segue a página no Facebook: Marco Zero SP. Já já um site novo em folha vai para o ar.

O que ganhei com isso?

Se eu já ganhei grana através do Uber Pool? Não. Se é possível ganhar? Abrir portas, apresentar um negócio, conhecer um potencial cliente? Com toda certeza. Mas melhor do que arrumar emprego, conseguir um job ou vender algo, percebi que haviam outras pessoas como eu, que gostam de conversar com quem está do lado, que estão abertas a ouvir o outro e acima de tudo compartilhar experiências e saberes.

Tem coisa melhor que isso?

E não, não tô levando nenhuma grana do Uber para escrever esse texto. Mas até que uns créditos em viagem não seriam nada mal para rodar por essa cidade afora!

Por favor, me diz que não sou louca e que você também já trocou cartões no Uber Pool ou tem alguma outra experiência semelhante.

Gostou? Recomende! Vamos achar mais pessoas que também trocam cartão no Uber Pool.