Série ”Carreira em Teste de Software! Por onde começo?” — Ep. 01 — As Certificações podem te ajudar!

Preciso mesmo tirar uma certificação em testes?

E se você já é um profissional experiente na área, talvez já tenha aprendido na prática e com a experiência vivida os conceitos passados pelas certificações, aí creio que realmente não precisa, mas se você está começando ou quer entrar na área, aí sim, eu acho importante! Então seguem as dicas para você:

Apenas tirar certificação por tirar não vai te adiantar em nada… E sim, ESTUDAR, de preferência com a meta de passar com 100% na certificação! Muita gente apenas vai lá e chuta tudo ou estuda apenas pra passar no mínimo exigido: Aí não né pessoal!

Você também não precisa prestar a prova, se preferir apenas ESTUDE os conceitos de uma prova de certificação, o conteúdo teórico te abrirá a cabeça e te fará enxergar os princípios, objetivos e a linguagem do teste de software, e isso será muito bom para iniciar sua carreira.

Agora, se assim como eu, gosta de se por a prova e provar para você mesmo que estudou bem conforme sua meta, então preste a prova e tente atingir sua meta estipulada! É mais fácil e empolgante estudar quanto se tem uma meta!

As pessoas dizem que não serve pra nada, que não prova nada! Pra que vou tirar então?

Muitas empresas pedem como requisito as certificações para vagas, não que seja necessário, até por que não prova mesmo que você absorveu os conceitos. Maaaaaas se pode te ajudar a conquistar uma vaga, por que não prestá-las? Não tem nada de ilícito nisso! Não dê ouvidos a mimimis que falam por aí:

“certificação não serve pra nada”
“certificação só fala coisas não reais, não aplicáveis ao mundo real”
“certificação é só pra pedir aumento”

Pessoal, ESTUDAR NUNCA É DEMAIS, não se apegue a certificação em si e sim ao PROCESSO que você fez para conquistá-la! Pense na certificação como um DESAFIO e META e não como enfeite de currículo! E se uma certificação te permitirá ganhar um aumento de salário, qual o problema? De novo digo, não tem nada de ilícito nisso!! Ignore mimimis e seja feliz!!!

Recomendações

Para iniciar eu indico a CTFL do ISTQB, creio já é de bom tamanho para quem está iniciando, tanto a modelo tradicional quanto a de agile tester. Saiba mais em: http://www.bstqb.org.br .

Leia sobre mais certificações de teste e qualidade de software aqui.

Conclusão

O conhecimento passado pelas certificações (quando você realmente estuda) é apenas um pedacinho do conhecimento de um profissional de testes, mas um pedacinho importante.

Se você acha importante ou não ter a certificação em si fica a seu critério, mas lembre-se de não dar ouvidos a mimimis, se tiver vontade de fazer, faça, se não, só estude! Se gostar de desafios, vai prestando outras e aumentando os níveis, mas não foque nelas como enfeite e sim dê foco no processo que você irá fazer para se dar bem nelas! Absorva tudo que puder!

E tente aplicar os conceitos aprendidos no seu dia-a-dia como tester/QA, muita coisa boa dá sim para aproveitar, eu aproveitei muuuito no início da minha carreira, só o fato de te abrir a cabeça já é muito válido!