Série ”Carreira em Teste de Software! Por onde começo?” — Ep. 04 — Tentando uma vaga no mercado

As dicas que darei aqui são baseadas na experiência em que vivi e na de pessoas que trabalharam comigo ou que eu conheci na área. Conforme o título da série, essas dicas são para quem está querendo começar na área, ou seja, não tem experiência ainda.

Se você não está achando uma vaga de testes ou se as que você está achando estão exigindo experiência, a minha sugestão é que você tente outras vagas que exigem menos, como suporte técnico por exemplo, porém em empresas que tenham teste de software. Uma vez dentro dessa empresa, aproveite ao máximo a vaga no suporte técnico para aprender sobre o negócio e deixe claro, desde a entrevista, que sua meta é teste de software e aí fique de olho nas oportunidades nessa empresa. Porém, enquanto isso, continue tentando vagas de teste em outras empresas também.

#FICAADICA Nº 01 = Tenha contatos!! Faça uma rede de contatos e mantenha seu LinkedIn com bastante conexões com profissionais da área, eles geralmente postam as vagas das empresas em que trabalham e aí você pode trocar ideia com essas pessoas e tentar essas vagas.

#FICAADICA Nº 02 = A poucos dias antes de eu escrever esse post, o Júlio de Lima, mestre na área de testes, lançou o curso Preparando-se para Entrevistas de Teste de Software. Ainda não vi o curso, mas como é do mestre, sugiro que você faça, pois deve ter muitas dicas valiosas!!!

Conclusão

Tenha em mente que nem sempre vamos começar onde queremos, terá que ser passo-a-passo, evoluindo!!! Se precisar entrar em outra vaga, mesmo que não te agrade muito, o sacrifício pode valer a pena, faça valer a pena! Qualquer tipo de experiência será bem-vinda!