Season Tutoriais — Ep. 04: Escrevendo os testes com BDD no Robot Framework [gherkin style]

Neste post vou mostrar um exemplo simples de como escrever no Robot Framework com BDD. Se ainda não viu nosso primeiro exemplo Season Tutoriais — Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style] dê uma conferida antes!!!

Passo 01: Criando o arquivo de configuração para o gherkin pt-br

Infelizmente ainda não há implementado nativamente o gherkin em pt-br no Robot Framework, mas não é um problema, pois é muito fácil fazer um arquivo que “traduz” ele para nós, é só seguir o exemplo:

Arquivo de configuração gherkin pt-br

Ou seja, tudo que está após a palavra Dado/Quando/Então/E ele irá guardar em uma variável e a executará (Run Keyword) em seguida.

Passo 02: Criando o teste em BDD

  • Na seção Settings instancie o nosso arquivo tradutor e o Resource.
  • A seção Keywords irá dizer o que cada frase irá executar, eu deixei essa seção aqui dentro do arquivo TestCasesBDDExemplo.robot mesmo para mostrar que é possível se fazer isso também, mas nada impede que essa seção seja implementada em outro arquivo.
  • Os passos de execução (em branco), na seção keywords, vamos deixar em um outro arquivo (que veremos a seguir), pois se trata da implementação das ações (mais baixo nível).
Exemplo TestCases em BDD

Passo 03: Criando o resource

E por último, implemente os testes no ResourceBDD.robot conforme necessário. Exemplo:

Exemplo Resource

A execução permanece a mesma já explicada no post Season Tutoriais — Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style]

Se preferirem baixem o projeto no meu GITHub e executem. Se tiver dúvidas ou problemas deixe o seu comentário!!!


Originally published at robotizandotestes.blogspot.com.