[#Facilitação] Faça com que as pessoas se envolvam nas suas facilitações

Mayra de Souza
Coletividad
4 min readOct 6, 2017

--

Existe um fator natural do ser humano que é o instinto de proteção, então quando alguma pessoa entra em um espaço que se sente ameaçada ou que não tenha confiança (o fato de não conhecer ninguém), ela fica fechada (não se comunica e não compartilha informação) ou se defende de tudo, são bloqueios de proteção do ser humano. Algo normal e natural, nosso instinto de sobrevivência.

O que você pode fazer para mudar este status QUO?

Você como pessoa facilitadora ao planejar uma facilitação inclua dinâmicas de quebra-gelo/ Icebreaker. Estas atividades são divertidas e fazem com que as pessoas muitas vezes se movimentem, expresse de maneira natural, riam, tenha algum contato com as outras pessoas de maneira descontraída. Fazendo com que as barreiras de proteção e/ou defesa começam a dissolver e o ambiente fica descontraído, aos poucos as pessoas vão se envolvendo propiciando um relacionamento interpessoal.

Em nenhum momento você obriga com que as pessoas participem, deixe que seja espontâneo, se alguém demonstrar desconforto peça que fique livre de participar.

Quando se está trabalhando com grupos podem existir momentos específicos do grupo, principalmente se você facilitar uma dinâmica longa, poderá apoiar e analisar melhor esse desenvolvimento das fases, tem um post no site do Paulo Caroli que falo sobre isso.

Quais são os benefícios ao realizar uma dinâmica de Icebreaker ou Energizer?

  • Quebra o gelo do ambiente fazendo com que fique descontraído
  • Divertir as pessoas
  • Interação, integração e socialização das pessoas participantes
  • Energiza e motiva as pessoas
  • Melhorar o entrosamento e o relacionamento interpessoal das pessoas
  • Promove a autenticidade nas pessoas
  • Desarma as pessoas
  • Quebra as barreiras entre as pessoas (nós criamos por não conhecer alguém)
  • Facilita o envolvimento entre as pessoas (para iniciar uma conversa)
  • Ter um ambiente de aceitação, empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento

Como fazer?

Ao planejar sua facilitação de uma dinâmica principal, inclua no seu plano as dinâmicas que irão abrir os momentos (de manhã, após a parada do banheiro ou retorno do almoço) ou entre alguma das atividades principais realize:

Icebreaker seria a atividade de quebra gelo ao início para abrir alguma atividade e criar um ambiente mais amistoso, para aplicar a atividade principal.

Energizer é entre as atividades principais, onde você percebe que o grupo perdeu energia, está com expressão de cansaço ou estafadas dependendo da profundidade do assunto e da discussão.

Para Icebreaker utilize dinâmicas que façam as pessoas se apresentarem com seus nomes, caracteristicas, histórias, apelido, manias e etc. Já para Energizer as dinâmicas entre atividades, pense em dinâmicas com mais movimentos, mais engraçadas, pois faz com que gere mais endorfina e proporciona um gás para o organismo das pessoas.

Onde procurar?

Tem diversos sites, principalmente de grupos religiosos com dinâmicas de quebra-gelo. Busque, leia e adapte de acordo com sua necessidade e local/ pessoas que estão participando.

Eu tenho uma tendência em adaptar as atividades que leio! ;)

Segue alguns sites que já consultei dinâmicas de Icebreaker e Energizer:

São diversos sites que você encontra na internet que pode lhe auxiliar a ter ideias de como quebrar o gelo e energizar as pessoas na sua facilitação. Tente também criar as suas dinâmicas, nos próximos posts com a #CriAtividade serão dinâmicas que eu adaptei ou criei a partir de um outra atividade.

#Facilitação #MayraSouza

@paola_mayra

Compartilhe suas dinâmicas aqui! ;)

Visite Empresas & Encontre Videos, Livros, Escolas, Professores, Eventos, Cursos, Faculdades, Artigos, Podcasts de Design, Tecnologia, Negócios e Inovação.

https://coletividad.org

--

--

Mayra de Souza
Coletividad

Enterprise Coach, Lean-Agile Coach, Facilitadora e Trainer Lean Inception, Design Sprint, Strategic Inception, Estruturas Libertadoras e M 3.0, Consultora