Em um mundo online, aprenda a valorizar o que é offline com a campanha do Itaú.

Não sei vocês, mas eu particularmente adoro quando sou surpreendida por um comercial de uma campanha, em especial comerciais que mexem lá dentro do coração sabe?! Coincidentemente um dos projetos do meu curso de marketing digital pedia para abordar o tema de uma campanha bem sucedida ou criativa que eu tivesse gostado de assistir.

(https://giphy.com/)

Dentre tantas campanhas que já mexeram comigo, existe uma que logo me veio a cabeça, a campanha de final do ano de 2015 do Itaú. A redação (impecável) ganha ainda mais emoção quando narrada pela atriz Fernanda Montenegro e acompanhada pela mesma trilha do filme Forest Gump. Aos chorões e corações de manteiga de plantão, esse conjunto de fatores são grandes aliados delas, as lágrimas. Então prepara o lencinho antes de ver.

(https://giphy.com/)

A narrativa do comercial trás a importância do mundo digital, mas principalmente das relações humanas e escolhi escrever sobre essa campanha porque o mote da mesma trás a realidade de como se vive hoje. Nosso cotidiano ficou muito mais fácil após a vinda da era digital. Hoje em dia e de forma democrática, estamos (em sua grande maioria) em casa, no trabalho ou na rua com acesso 24h por dia a tudo o que for necessário através de um sinal de internet. Temos acesso aos estudos, a contatos, compras, notícias, clima, trânsito, pagamento, busca por informação, dentre inúmeros outros benefícios ligados a conveniência, inclusão social e eliminação de fronteiras da qual a internet nos proporciona.

Mas já no início do comercial o ponto mais importante é citado, do quanto é lindo ver o mundo se tornar digital mas todos nós precisamos vigiar para que ele nunca deixe de ser humano e pessoal. E esse é o ponto que mais gosto no comercial, da qual trás a tona a valorização do que nunca se tornará online em nossas vidas, os relacionamentos. Passamos horas do nosso dia ligados no celular ou no computador respondendo, perguntando, explorando e às vezes esquecemos do que existe em nossa volta e do quão importante é o que existe em nossa volta.

“é lindo ver o mundo se tornar digital mas as todos nós precisamos vigiar para que ele nunca deixe de ser humano e pessoal…”

Um dos fatores mais importantes que existe em nossa volta é TEMPO, que nunca para de rodar. Este, que na mesma velocidade de uma boa banda larga corre sem parar e quando menos se espera ele acaba, assim como uma conexão de internet. Existe também um amor que te espera em casa para contar seu dia, existe um pet que passou 8h sozinho em casa louco por sua presença e carinho. Existe aquela conversa e colinho bom de mãe (ou pai), que por mais vocês tenham todo dia contato graças a tecnologia digital, ela não substitui esses momentos. Existe também as amizades na internet, mas não vai ser através da internet que você enxugará as lágrimas no velho e bom ombro amigo.

Sou uma pessoa muito digital, sempre online. E esse comercial caiu como uma luva para mim na época e até hoje. Inconscientemente já perdi muitas horas do meu dia na frente do celular, enquanto isso a vida vai passando. Por isso é sempre bom e importante fazermos um download de vida offline. Vale o exercício para você também que esta me lendo.

https://blog.qetic.jp/wp-content/uploads/2011/07/tumblr_lnnxt4BzLV1qjxe2zo1_500.gif

Para concluir, o propósito do comercial é termos a consciência de que sim, ainda podemos desenvolver e explorar muito o meio digital como facilitador da vida humana, mas ela jamais substituirá os relacionamentos pessoais. E é disso que nunca devemos esquecer, do que realmente vale a pena na vida. A verdadeira conexão entre a raça humana não é, e nunca será encontrada na internet.

E, através do clima sensível de final de ano, que o comercial chega ao fim com uma mensagem maravilhosa valorizando o que temos de mais perfeito, o coração. “…todos os aplicativos que nós fomos capazes de criar, nenhum é melhor que o aplicativo que você tem dentro de você chamado coração.”

Quem concorda que esse comercial é maravilhoso? Uma bela mensagem de reflexão para se iniciar um novo ano ou uma nova atitude a qualquer momento. Agora larga esse celular e vai procurar uma conexão off ❤

(https://giphy.com/)

Para quem não viu o comercial, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=i2VanugR_Dk

Espero que curtam a leitura.

Beijos, May Santos.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.