
“WHY SO SERIOUS, SON?”
“Vocês não passam de idiotas”
São Paulo - A Justiça francesa condenou o deputado federal e ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP-SP) , sua esposa…exame.abril.com.br
A falta de caráter é a Maior Qualidade de Um Politico na Democracia Representativa

O texto que se segue foi publicado pela revista La Feuille e faz parte da campanha promovida por Zo d’Axa para a…pt-br.protopia.wikia.com
Muito se reclama que da falta de caráter dos políticos, mas não ter caráter é condição básica para ser um político. E não estou jogando com as palavras.
Um representante politico não tem o direito de fazer senão aquilo que é a vontade do povo. E como povo é uma ficção, pois, o que temos é o interesse difuso de diversos grupos e indivíduo- tantos quanto as vontades de cada pessoa- temos em verdade um triste figura que pratica a arte teatral de representar, ao gosto da opinião pública- que não é a sociedade, não é o povo, nem a impossível somatória de suas doxas.
E isso pouco importa. Eles estão pouco se lixando para a moral. O político é um ser amoral por natureza, que por não ter nenhum caráter, assume o papel que quiser; ou melhor, que melhor convier; vende-se a qualquer interesse não importa suas contradições, a embalagem pode ser a da moralidade, mas dentro o produto não é apenas adulterado, ele é podre. Ele, é absolutamente qualquer coisa que quem pagar pela campanha quiser que ele seja. Um coringa, um Joker. Uma piada mortal. Não ter caráter é a premissa para ser politico profissional.

“Vocês estão sendo enganados! Foi dito que a Câmara dos deputados, composta por imbecis e ladrões, não representa a maioria dos votantes. Isso é falso! Pelo contrário, uma Câmara formada por deputados que são idiotas e ladrões representa perfeitamente os eleitores que vocês são. Não protestem; uma nação têm os líderes que merece!”
— Zo d’Axa, Vocês não passam de idiotas
Por favor, não fiquem ofendidos com ele, nem comigo; deixemos de nos enganar e de duas uma:
Ou vamos nos filiar todos a partidos políticos, Ou enfim vamos nos levantar e tomar de volta a democracia e o congresso desta nação que é nossa.
Sim o parlamento é um teatro e eles são só atores, mas a peça é nossa, a direção é nossa e sobretudo quem deve escrever o roteiro a partir de hoje somos nós, juntos. Eles que continuem atuando, mas para nós os autores da constituição e seu publico pagante e não mais para os seus patrocinadores.
Que seja uma encenação mas de arte, sem comerciais e horário politico. Porque preciso de atores com caráter para representar minhas decisões, e não capataz do poder com mandato para tomar minhas decisões por mim e de mim.
Se soubesse que a democracia representativa era isso preferia ter feito do meu carteiro meu rei, antes de ter assinado o contrato social. A proposito… quando foi mesmo que foi mesmo que assinei esse contrato prestação de serviços sociais com essa res pública?
Governe-se.

Artigo originalmente publicado no site governe-se.com em 2013. E está disponível no livro :