Um passeio nas Festas de Córdoba

Fiz uma pequena viagem com minha família no ultimo final de semana de abril, e aproveitando o feriado do Dia do Trabalho. Aqui em nossa cidade tivemos um "puente" que liberou minha filha do colégio na segunda e na terça, deixando uma janela de 4 dias para o passeio.

O destino foi na Andalucia para aproveitarmos o começo do calor da primavera e conhecer dois eventos na belíssima cidade de Córdoba: As Cruces de Mayo e a Fiesta de Los Patios.

Cruces de Mayo en Cordoba
Musica, alegria e dança

Cidade cheia, muita música, muitas flores, muitos bares e turistas de todo o mundo formaram um mosaico de cores, culturas e idiomas nas pequenas ruas e praças do centro histórico.

Com um mapa na mão, seguimos o circuito das Cruces subindo e descendo ladeiras que em algum momento me remeteu ao Pelourinho em Salvador. A festa começa oficialmente às 12h com musica, dança, muita cerveja e vinho e vai até às 16h quando a cidade dá uma parada e retorna a partir das 19h levando a festa até as 22h. Essa parada serve para todos recarregarem suas baterias, fujam do sol de 30C, um descanso para quem trabalha e uma pausa na música para quem mora no circuito — é a siesta.

Uma curiosidade, Córdoba nesse período de festas é o destino dos noivos em suas despedidas de solteiro. Encontramos grupos enormes e super animados, tanto para as noivas e suas amigas, quanto para noivos e sua tropa. Todos fantasiados e pagando o maior mico. Um casal de espanhóis que nos acompanhava decretou: o que se faz em Córdoba, fica em Córdoba!

Ok, entendi.

A arquitetura de Córdoba é um encanto para quem passeia pelas estreitas ruas e encontra a porta aberta de uma casa e seu proprietário convidando para conhecer seu Patio…

Típico Patio de uma casa em Cordoba

A prefeitura organiza um concurso de Patios que são os jardins comuns para um grupo de moradias (alguns são de uma única casa) e remontam de séculos passados. Um passeio pela história da região. A cozinha, o banheiro, o tanque de lavar roupa, todos dependem da água que vem de um poço no meio desse pátio. As flores e jardins servem para reter humidade para os dias de verão onde as temperaturas superam os 50C — imagino isso antes do ventilador e do ar condicionado….

Visitamos vários durante uma tarde e nos despedimos desse dia em um típico restaurante cordobês e bebendo o vinho da casa, é claro.

Córdoba é uma cidade encantadora e que merece mais tempo para um mergulho em sua história, cultura e gastronomia. Vamos voltar.