Logotipo Oficial do Programa MTAC

A mais ou menos 3 anos atrás, comecei a procurar alguns materiais na internet sobre arquitetura de software, DDD, Boas Práticas, etc… E me deparei com conteúdos do Andre Baltieri e do Eduardo Pires…A partir daí minha jornada com a comunidade técnica se inicia, comecei a participar de várias lives promovidas pelo Canal .NET, Coding Night, Monkey Nights, e também comecei a participar de Meetup’s presenciais, onde conheci pessoas incríveis.

Observando as iniciativas de algumas pessoas no qual me inspirava (e ainda me inspiro), fui lá e fiz o meu primeiro artigo técnico pelo Linkedin, em seguida (nessa época eu…


Azure Boards

O Azure Boards é um dos serviços que o Azure DevOps oferece para gerenciamento de tarefas utilizando processos como Kanban e/ou Scrum, assim como um processo customizado utilizado dentro da sua organização.

O Azure Boards pode ser uma alternativa ao Jira, Trello, ou algumas outras ferramentas de mercado como Artia, ou o Craft, mas é claro, utilizando o Azure Boards, a integração com todos os outros recursos do Azure DevOps fica muito mais rica, tudo amarrado, apesar do Azure DevOps estar investindo bastante em integrações com serviços terceiros, como por exemplo o Jira.

Além de oferecer recursos como Quadros Kanban…


Azure Artifacts

Como plataforma de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Aplicações, era de se esperar uma ferramenta que nos possibilita o Gerenciamento de Pacotes NuGet, NPM, Maven, Python, utilizando o Azure Artifacts.

Com o Azure Artifacts é possível gerenciar, organizar, proteger e integra-lo no processo de CI/CD e tudo isso sem a necessidade de uma infra local.

O Azure Artifacts vem instalado por padrão no Azure DevOps Services, Azure DevOps Server 2019 e no Team Foundation Server (TFS) 2017 e 2018.

Em suas versões anteriores era possível criar somente Feeds Privados, ou seja, os pacotes gerenciados pelo Azure Artifacts só poderia…


Nos dias 21/06/2019 (sexta) e 22/06/2019 (sábado) aconteceu o Visual Studio Summit 2019, para quem não conhece, é a maior conferência independente especializada em desenvolvedores de software PROFISSIONAIS na plataforma Microsoft Visual Studio® na América Latina. Venho participando do evento desde o ano de 2017, onde atuei como espectador, no próximo ano em 2018 como Staff, e este ano de 2019 tive o imenso prazer em participar como palestrante, e sim, foi uma grande realização pessoal, é muito gratificante compartilhar o nosso dia a dia, insights, dores e vitórias com os nossos colegas, profissionais de T.I.

O tema da palestra…


MVPConf LATAM 2019

Nos dias 12 e 13 de Abril/2019 aconteceu o MVPConf Latam 2019, o maior evento técnico brasileiro de experts Microsoft.

Para quem não conhece o MVP Conf, é um evento organizado pela comunidade de MVP’s Microsoft no Brasil com foco beneficente, ou seja, toda a verba arrecada é repassada à instituições nas principais regiões do Brasil.

Em sua segunda edição, o evento foi um sucesso, contando com mais 2000 mil pessoas, 14 trilhas e mais de 150 palestras.

Aproveito a sua atenção e faço um convite para você que ainda não participa da Comunidade DevOps Professional, onde sou coordenador junto…


No dia 06 de Abril de 2019, aconteceu o SQLSaturday #817 em Joinville -SC, onde tive a oportunidade de participar como palestrante abordando sobre o tema Deploy Automatizado de Banco de Dados SQL Server com o Azure DevOps.

Gostaria de deixar aqui os meus sinceros agradecimentos ao Rodrigo Dornel (Microsoft MVP, MTAC) e ao Renato Groffe pelas fotos tiradas durante a minha apresentação.

Aproveito a sua atenção e faço um convite para você que ainda não participa da Comunidade DevOps Professional, onde sou coordenador junto com o Renato Groffe (Microsoft MVP), para participar do mesmo.

https://www.meetup.com/pt-BR/DevOps-Professionals/
https://www.facebook.com/groups/365265117563443/

Caso se interesse…


Na semana do dia 01 à 05 de Abril de 2019, Workshop de Tendências Tecnológicas 2019 da Universidade Mackenzie em São Paulo-SP, onde tive a oportunidade de participar como palestrante para uma turma de alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação, abordando sobre o Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicações utilizando o Azure DevOps.

Gostaria de deixar aqui os meus sinceros agradecimentos ao Prof. Israel Florentino (Mackenzie) pelo convite e pela Dani Monteiro (Microsoft MVP) pela indicação e confiança em nosso trabalho.

Aproveito a sua atenção e faço um convite para você que ainda não…


No dia 19 de Janeiro de 2019 (sábado) aconteceu a edição do Microsoft Connect(); em Campinas, organizado pela Comunidade Campinas .NET. Tive a honra de participar como palestrante, fazendo uma abordagem geral sobre a apresentação que o Abel Wang ( Cloud Developer Advocate for DevOps na Microsoft) fez no Microsoft Connect(); Global em Dezembro de 2018, onde falei sobre a Integração do Azure Boards com o GitHub.

Aproveito agora para convidar a todos que estão lendo este post a participarem das nossas comunidades.

https://www.meetup.com/pt-BR/campinasdotnet/
https://www.meetup.com/pt-BR/DevOps-Professionals/
https://www.meetup.com/pt-BR/dotnet-Sao-Paulo/
https://www.meetup.com/pt-BR/SampaDevs/
https://www.meetup.com/pt-BR/learning-nodejs/
https://www.meetup.com/pt-BR/opensourcesp/

Também tivemos temas como ASP.NET Core, Azure , PWA, SQL Server…


No dia 20 de outubro de 2018 (sábado) aconteceu a edição do Azure Conference by FCNuvem, a maior conferência de Azure da América Latina, na sede da Microsoft. Este evento é organizado pelas Comunidades Técnicas juntamente com a Microsoft, onde tive a honra de participar como palestrante, fazendo uma abordagem geral sobre o Azure Search.

O Azure Conference by FC Nuvem é um evento presencial organizado por comunidades técnicas com o apoio da Microsoft. A primeira edição do evento foi realizada na sede da Microsoft, em São Paulo, no dia 20 de Outubro de 2018 com mais de 20 palestras…


Como de conhecimento, no dia 04 de setembro de 2018, o Azure passou por algumas dificuldades técnicas e instabilidades no DataCenter Central Sul dos Estados Unidos, de acordo com a página oficial de status do Azure, um evento climático ocorreu perto do DataCenter do centro-sul dos EUA. Isso resultou oscilação de energia que afetaram os sistemas de resfriamento do DataCenter. Devido aos fatos, procedimentos automatizados entraram em ação para manter a integridade da estrutura da plataforma causando então um processo automático de desligamento.

A severe weather event, including lightning strikes, occurred near one of the South Central US datacenters. This…

Milton Câmara

Microsoft MVP, MCP & MCSA, Community Leader & Speaker, Cloud & DevOps Consultant.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store