
Xamarin Forms — Adicionando Placeholder ao controle Editor — Android e iOS
Neste breve tutorial iremos aprender como aplicar o efeito “Marca d’água” no controle Editor.
Para iniciar o nosso tutorial, iremos criar um controle customizado herdando do Entry, aquele famoso Editor que já conhecemos (imagem abaixo).

O próximo passo agora é criar as classes que irão sobrescrever a renderização padrão dos controles em cada plataforma, em nosso caso iOS e Android.
Como vocês podem observar na classe acima, sobrescrevemos o controle Editor atribuindo então o valor definido no Placeholder ao Text do controle Editor do iOS, a sacada neste caso (já que não temos essa propriedade nativa), é definir então a cor do texto do controle para umm cinza claro, aparentando então uma Marca D’água ou Placeholder.
Para remover o texto quando focamos o cursor dentro do controle, registramos um evento chamado ShouldBeginEditing, quando o evento for disparado, alteramos a cor do texto para preto (formato normal) e limpamos então o valor do editor, para o processo contrário registramos o evento ShouldEndEditing, verificamos se não existe conteúdo dentro do controle, caso positivo atribuímos o texto original do Placeholder.
Para os devices Android é muito simples aplicar o efeito pois o mesmo possui uma propriedade nativa para isto, chamada Hint, neste caso é necessário atribuir o valor do Placeholder à propriedade Hint e já temos nossa Marca D’água aplicada!
Abaixo segue o XAML para exemplificar a chamada do controle nas telas necessárias.
Quando adotamos o Xamarin Forms em nossos projetos, as interfaces do usuário são renderizadas utilizando os controles nativos de cada plataforma mantendo então uma aparência adequada em cada device / plataforma. Os Custom Renderers nos dão mais poder permitindo personalizar o estilo e comportamento em cada plataforma específica.
O tutorial é bem simples, mas pode ser muito útil naquela hora que mais precisamos! :-)
Se tiverem alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. :-)