O Que é Wordpress?

O que é WordPress? Essa é uma pergunta recorrente. Sempre me defronto com ela, quando apresento um novo projeto web usando a plataforma, a pergunta vem logo em seguida.

Apesar de ser líder, dentre outros CMS, e ter mais de 10 anos de mercado, as pessoas ainda desconhecem o que é WordPress e o que se pode fazer com ele, então, nesse post, vamos tentar esclarecer um pouco mais. Espero conseguir.

Por que WordPress?

O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal ou profissional, com foco na estética, nos Padrões Web e na Usabilidade. Ao mesmo tempo é um software livre e gratuito. Sendo hoje a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo, com quase 60%, em 2015, no segmento CMS, conforme tabela abaixo:

No link http://w3techs.com/technologies/history_overview/content_management/ms/y,você encontrará muito mais informações a respeito.

Nos últimos 5 anos, como podemos ver na tabela a cima, é líder absoluto na internet. Em termos de downloads, o software WordPress já ultrapassou a marca das 100 milhões de cópias, um número muito expressivo. Alias, os números no WordPress.org são impressionantes, por exemplo, no tocante a plugins, pedaços de código que ampliam as suas funcionalidades, já encontramos mais de 42 mil, com um total de mais de 1 bilhão de downloads. Na questão de temas gratuitos os números seguem a mesma linha com milhares de layouts.

O projeto WordPress

O WordPress é desenvolvido seguindo dezenas de boas práticas de desenvolvimento, incluindo acessibilidade, apresentação separada do código fonte (HTML + CSS), possui um dos editores de HTML que menos gera impurezas, e dezenas detalhes técnicos que, se somados, fazem toda a diferença, tanto para os desenvolvedores como para os mecanismos de busca, que adoram o WordPress.

Em outras palavras, o WordPress é o que você precisa quando quer trabalhar e não ficar “lutando” com seu software de publicação de conteúdo.

Você pode conhecer mais sobre o projeto WordPress no link: http://br.wordpress.org/

O WordPress é para você

Além do mencionado nos parágrafos anteriores, a plataforma WordPress, é de muito fácil utilização, tudo acontece dentro de um navegador web. E se você sabe usar o Word da Microsoft, você com certeza, não encontrará dificuldades e editar o seu conteúdo ou mesmo fazer diversas atualizações e/ou configurações no seu WordPress.

Como o meu objetivo é te ajudar a ter independência no uso do WordPress, abaixo você encontrará duas formas que te ajudarão a entender todos os passos necessários para a sua independência.

Curso Dr. WordPress

No curso DR WordPress você terá condições de desenvolver qualquer projeto, mesmo que você não tenha nenhuma experiência com WordPress, pois, o curso foi projetado para pessoas sem experiência em programação como você.

E-Book, Tirando o Máximo do Seu Blog

No e-Book “Tirando o Máximo do Seu Blog“, sintetizamos mais de 10 anos em desenvolvimento de sites e blogs em WordPress. Nele distribuímos nos 13 capítulos, os seguinte assuntos:

Do capitulo 1 ao 5 vou terá informações necessárias para entender o que é preciso saber antes de se aventurar a criar um blog.

Nos capítulo 6 e 7 você aprenderá todas técnicas e dicas de design que, mesmo que você já tenha experiência em criar o seu blog, serão muito útil para torná-lo ainda melhor.

No capítulo 8 você aprenderá a instalar e configurar o seu WordPress, para tal, você contará com apoio de vídeos que serão assistidos neste site.

Do capitulo 9 em diante, você aprenderá a tirar o maior proveito do seu WordPress já instalado e configurado, aprendendo as técnicas de SEO, que visarão tornar o seu conteúdo melhor visto pelos mecanismos de busca como o Google, mensurando todo o resultado com o uso do Analytics.

Concluindo esse post, procurei te dar todas as informações necessárias para você se beneficiar do WordPress com plataforma digital, procurando por si mesmo(a) criar a sua presença na internet de maneira sólida e segura.

Se precisar de alguma ajuda nos escreva.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.