A praia é do povo

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 5, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Luiz Abreu

Um dia, meu filho — ainda piazinho- me saiu com uma observação perturbadora: “O Guaíba não é praia”, falou convicto. Detalhe: morávamos na periferia, em frente ao rio. Ou seja, na praia, pois nesta pequena ponta do bairro Belém Novo(Porto Alegre/RS), as placas indicam “própria para o banho”. Mas mesmo ele, criado como peixe de água doce, estava contaminado pela visão preconceituosa e esquizofrênica de que praia é sinônimo de mar.

Talvez, apenas talvez, aí tenha começado esta relação alegre, respeitosa, carinhosa, da minha Leica com o Lami, balneário popular próximo e Belém Novo. Ou, quem sabe, eu tenha me inspirado naquele frevo “A praça…é do povo/como o céu é do avião”, porque esta é “A praia é do povo”. Quanto a isso, nenhuma criança, jovem ou adulto pode duvidar.

Fotografando-a há mais de 20 anos, cada dia me convenço mais de que o Lami é um reduto democrático, um refúgio do povaréu que derrete nas casas simples, sem ar condicionado, banido dos balneários sitiados de edifícios, shoppings, supermercados e condomínios. É a Meca do verão dos pobres.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.