#Dronegrafiahumana

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 3, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Paulo Rapoport

Devido a minha longa atividade como músico esse sempre foi o primeiro assunto presente no meu trabalho fotográfico. Fotografando shows e apresentações musicais nos mais diversos espaços e produzindo material de divulgação no meu estúdio.

O meu segundo assunto mais frequente são as fotos urbanas em situação de rua. Nesse particular construí meu material na cidade e em viagens, especialmente Cuba, Índia, Islândia, Nepal, México, Butão, Irã e Etiópia.

Quando a pandemia chegou tanto as viagens como as atividades musicais deixaram de acontecer. Num determinado momento naquela realidade monótona e preocupante imaginei voar até o meu assunto e fotografá-lo. Então comprei um drone!

O drone é um ferramenta fantástica para fotografar arquitetura e paisagens. Mas o meu assunto sempre foi as pessoas. Fotos de pessoas. Então resolvi criar esse desafio que é fotografar pessoas com o drone. Me pareceu compatível com o “distanciamento social”, palavra de ordem corriqueira naquele momento.

Comecei a fazer isso e iniciei um projeto que batizei de #dronegrafiahumana.

Fui escolhendo pessoas e situações e produzindo minhas fotos.

Percebi que a foto com um ângulo bem vertical (zenital) produzia um “efeito” drone.

Nessa perspectiva o “fundo” e o “chão” se fundem num único plano. A foto feita num plano amplo, como um gramado por exemplo, perde a sua tridimencionalidade. Vc tem o personagem e o fundo/chão. Essa imagem é muito mais simples do que as fotos que fazemos normalmente onde temos que combinar planos de maneira mais complexa. Ela tem uma leitura e compreensão mais rápida.

Fotos feitas na cobertura ou sacada de prédios já apresentam essa perspectiva espacial que cria uma certa vertigem.

Inicialmente me concentrei em pessoas nas suas atividades de lazer em espaços amplos, que era onde podiam estar em tempos de pandemia.

Com o tempo fui convidando pessoas famosas que se interessavam pela proposta para participar do meu projeto.

Para esse ensaio escolhi algumas fotos feitas em gramados mais da fase inicial.

O #dronegrafiahumana cresceu muito. Hoje tem mais de 300 fotos de situações diversas vistas pelo drone.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.