Imagens de um rio que não me pertencia

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 17, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Márcio Borsoi

Uma crônica visual afetiva.

Me aventurei naquele lugar, quase desconhecido, que não havia vontade de voltar. Fui encontrar o carinho, o afeto e também me surpreender com aquela paisagem muito diferente do meu costume.

Vi o verde fechado, floresta imensa, que as águas invadem, se impõem e são soberanas sempre. Obrigam as casas terem “pernas compridas”. Quando se arrependem se recolhem no ciclo que a vida ribeirinha se acostuma. Tudo flutua…

Vi duas águas que, lado a lado, não se misturam mas se respeitam.

Quase nadei com os botos cor-de-rosa que emprenham “mulher donzela…” diz a lenda. São muito lindos.

Tive medo da tempestade. Quando as águas do Céu enfurecem as águas da Terra tudo se torna perigoso. É preciso cautela.

Na hora do retorno senti que tudo já estava em mim, a floresta, o rio, os índios e as lendas. Fica a impressão que foi pajelança ou foi feitiço da minha caboclinha… mas eu gostei.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.