Meno Pausa

CONVOCATÓRIA EM FOCO
4 min readAug 20, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Ana Leal

Menos Pausa é um projeto que reflete sobre os aspectos físicos e psicológicos pelos quais as mulheres passam quando sua fertilidade naturalmente chega ao fim, e expressa minha opinião contrária a todos os estereótipos criados em torno de uma mulher com mais de 50 anos, reforçando que não precisamos pausar nada neste momento de nossas vidas.

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2030, haverá 1 bilhão de mulheres na menopausa. Os primeiros sinais da menopausa podem ser percebidos a partir dos 40 anos, no chamado período do climatério, os meses ou anos anteriores à menopausa que é de fato o último ciclo menstrual. A fase, entre climatério, pré-menopausa e pós-menopausa, pode durar de 10 a 30 anos. Ou seja, 1/3 da vida de uma mulher é vivida nesse processo.

Comecei este projeto em 2019 quando surgiram os primeiros sinais de que estava entrando na minha fase climatérica. Eu tinha 49 anos na época. Em meio a todos os sintomas habituais do período, como insônia, ondas de calor, irritabilidade e ganho de peso, várias dúvidas foram surgindo. Instintivamente fotografei meus últimos ciclos, ainda sem saber o que ia fazer com aquele material, talvez na tentativa de salvar os últimos suspiros da minha fertilidade. Durante todo esse tempo fiquei refletindo sobre o significado dessa nova fase da minha vida. Pesquisando o assunto e entrevistando outras mulheres me deparei com experiências diversas, mas o que mais me intrigou é como ainda é um assunto delicado na maioria das culturas.

“Para mim, em um ano, a menopausa se instalou de vez, não menstruei mais. Foi um alívio e, repito, uma alegria”, disse-me uma amiga. “Achei um processo chato e desconfortável, além de ter sido um processo marcante como porta de entrada no processo de envelhecimento” disse uma entrevistada, e uma outra compartilhou “Eu mesma na época não conseguia conversar com meu namorado sobre isso, era como dizer — tornei-me uma velha!

“ O projeto Menos Pausa é então um diário visual autobiográfico para discutir a menopausa e refletir sobre como a sociedade abraça essa fase que inevitavelmente todos nós que chegamos aos 50 anos passaremos. Meu propósito é discutir o tema com leveza, naturalidade e até um pouco de humor, já que ainda é surpreendentemente tratado como tabu em muitos países.

A obra é composta por fotografias tanto imagens individuais como dípticos, aquarelas e gravuras combinadas com fotografias, e objetos feitos por macro fotografias e pequenos absorventes acrílicos. Extratos das entrevistas tem intenção de serem exibidos também como suporte às imagens.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.