Não sou objeto, sou sujeito.

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 17, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Pimar Ramos

Na história da arte e na vida cotidiana, o corpo feminino sempre foi objetificado. Na arte, frequentemente fomos retratadas como musas, meros objetos de contemplação e raramente como sujeitos.

O ensaio “Não sou objeto, sou sujeito” surge das reflexões em torno desses temas. Através de autorretratos, explorei a objetificação do corpo feminino e as violências que nossos corpos enfrentam diariamente.

Utilizei meu corpo e a simbologia das folhas secas, que representam as vítimas de feminicídio e as mortes simbólicas na vida de uma mulher. Essas mortes ocorrem a cada violência sofrida, nos relacionamentos abusivos que destroem nossa personalidade, independência, alma e sorriso. São mortes que aniquilam tudo o que poderíamos ter sido, experiências que compartilhei com tantas outras mulheres.

No entanto, as folhas secas também simbolizam a renovação, a transformação, o encerramento de um ciclo e o início de outro. Neste ensaio, trago todas essas dores e mortes, mas também carrego minha potência como mulher e mãe. Carrego minha cura através da arte e da fotografia. Uso meu próprio corpo para desafiar a lógica machista da objetificação do corpo feminino. Meu corpo é minha arte, meu passaporte e minha cura. Não sou objeto, sou sujeito.

Eu sou minha própria musa!

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.