O Reencontro das Memórias

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readJul 15, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Silvana Meza Salazar

Com fotografias simbólicas, o ensaio O REENCONTRO DAS MEMÓRIAS é um convite para a reflexão sobre a vida que criamos com os objetos que decidimos guardar conosco procurando manter nossas memórias, nos reconectar com nossas raízes e reforçar nossa identidade.

Mediante a apropriação de imagens antigas de família e também de alguns objetos recuperados do meu país de origem em algumas viagens ao longo dos últimos 5 anos, tenho procurado me aprofundar na ideia de enxergar algumas coisas como objetos de estimação e amuletos de segurança e de identidade.

Considerando que moro longe de minha família peruana tenho começado a me empoderar e a reforçar minha identidade — de mulher migrante — com os objetos que carrego comigo ao longo dos anos. Assim, roupas antigas, anéis de minhas avós falecidos, brincos de minha visa avó e de tias, sapatos velhos e fotografias antigas procuram falar de memórias afetivas na presencia e nas ausências.

O REENCONTRO DAS MEMÓRIAS surgiu como parte da uma profunda reflexão durante o primeiro ano de pandemia e quarentena. Ano que roubou por completo a sensação de segurança que eu ainda tinha e que me fez aprofundar na real importância das nossas raízes e das nossas conexões. Assim, em 2020 fiquei sem trabalho, com medos e longe da minha família peruana, com todas as incertezas que o planeta viveu, e ainda vive, e com grandes períodos de tempo para a introspeção.

Onde estou? O que estou apagando de minha vida sendo migrante? O que estou perdendo longe da família peruana? De onde sou? Porque fico ferida quando me perguntam de onde eu sou? De onde eu sou? Porque carrego comigo coisas antigas ou velhas da minha família? Qual é o significado real desses objetos? São esses objetos os que ainda me conectam com minha identidade?

Este ensaio tem se transformado na ideia inicial para um projeto maior onde abordarei, com a mesma estética e algumas outras experimentações visuais, a vida a través dos objetos e fotografias que acompanham as pessoas migrantes ao longo de suas vidas.

O REENCONTRO DAS MEMÓRIAS é só o começo…

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.

Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.