OS RUMOS DA FOTOGRAFIA EM DEBATE

CONVOCATÓRIA EM FOCO
2 min readJan 18, 2024

Por André Teixeira

Nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico colocou a fotografia diante de um processo irreversível: a democratização. Com os celulares e câmeras profissionais mais acessíveis, camadas crescentes da população ganharam a possibilidade de registrar sua própria História, além da chance de criar e exibir obras visuais e de se inserir num mercado antes restrito às classes mais privilegiadas. Uma revolução com impactos ainda incertos.

Ao longo desses 20 anos, o Paraty em Foco, além de celebrar os grandes nomes da fotografia, acompanhou e abriu espaço para essa produção emergente, dentro de sua filosofia básica, expressa no lema “UM EVENTO PARA TODOS OS OLHARES”. Apostou, também, no papel da imagem como instrumento de denúncia e cobrança, e na estreita relação com a comunidade paratiense, acreditando no Festival como promotor da educação visual e da própria cidade como destino turístico e cultural.

Em 2024, o Paraty em Foco — o mais longevo dos festivais brasileiros — pretende reforçar esses compromissos, propondo uma ampla discussão sobre os rumos desta que tornou a arte mais praticada no planeta.

Veja HISTÓRICO: https://www.pefparatyemfoco.com.br/historico

Em fevereiro, o novo site estará no ar, e no dia 03 de março abriremos as inscrições para a CONVOCATÓRIA EM FOCO 20 ANOS.Prepare seus trabalhos nas categorias ENSAIOS, FOTOS ÚNICAS e SELFIES (AUTORRETRATOS) e seja um dos protagonistas da nossa 20ª. grande festa da Fotografia.

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.