Paraty Invertida

CONVOCATÓRIA EM FOCO
4 min readMay 9, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Elisa Murgel

A série de fotos “Paraty Invertida” foi criada em 2022, por Elisa Murgel, durante uma semana de chuvas nesta cidade tão inspiradora. São fotografias “à moda antiga”, sem o uso de nenhum recurso de edição, apenas o retrato da imagem vista pela fotógrafa.

O que se apresenta é uma amostra das cerca de uma centena de fotografias que

compõe a série, retratando poças d´água, no antigo calçamento de pedras pé de moleque do Centro Histórico de Paraty, mesclando as pedras que “emergem”, com o

reflexo das antigas construções, criando imagens que, à primeira vista, fogem da lógica do visitante da cidade, invertidas por serem reflexos, efêmeras por serem imagens que irão se desfazer em alguns minutos, mas que nas fotografias seguem congeladas no tempo, assim como as seculares casas desta cidade histórica.

É a cidade que emerge quando inunda, revelando um mundo submerso na dureza histórica das pedras, e um cotidiano extraordinário que surge através dos portais da água. Enquanto a cidade se liquefaz, ela revela sua urbanidade transformada em criatura. E a pedra dura, da cidade que dura no tempo, se metamorfoseando no seu reverso, pela liquidez e efemeridade da passagem da água, que mole em pedra que dura na história, revela a cidade escondida nas suas possibilidades.

É Paraty derretida, quando as pedras estão engolindo as imagens fluidas e o tempo está escorrendo através da luz. Fazendo com que o chão da cidade se transforme em portal do seu avesso. E ao receber o seu avesso, o oposto da pedra dura é a água fluida do canal que invade a cidade.

E a arquitetura diluída vai ganhando outras formas e contornos e se torna criatura viva no movimento da água: Arquitetura criatura. A composição das imagens permite que a cidade se apresente na sua contraposição histórica: de uma cidade reconhecida por sua duração e dureza no tempo, para uma “inversidade” celebrando a si própria, a cada inundação que a revela. A antiga história se apresenta, se presentifica a quem tem olhos para ver, na contradição entre o que dura no tempo e o que surge na

efemeridade, possibilitado pela própria passagem do tempo.

As ruas canalizam as inundações, e cada poça de água vira portal de um mundo fantástico, do realismo mágico em que nos identificamos com o que o caminho das pedras propõe. Algumas pedras se sobrepõem aos portais, como se deles houvessem saído de um mundo sem gravidade, flutuantes. Sendo as ruas as coautoras desses vislumbres. De repente, vai embora.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.