Península

CONVOCATÓRIA EM FOCO
2 min readAug 16, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Rafael Trindade

Varal — Aquele que em algum momento fora um mirante turístico em Carirubana, o município mais importante da Península de Paraguaná, hoje serve apenas como um varal onde alguns vizinhos estendem roupas.
Pequena pesca — Sob o olhar vigiante de sua filha, um pai prepara a isca para pescar em um píer abandonado. A viagem familiar num dia ensolarado é, também, uma oportunidade para garantir mais um pouco de comida na mesa.

A Península de Paraguaná, no ocidente da Venezuela, já foi sinônimo de riqueza. A promessa do petróleo transformou uma zona agrícola e pesqueira num polo industrial que passou a albergar o maior complexo de refinação de petróleo da América Latina e o segundo maior do mundo. Em 2015, a crise política e econômica já começava a assolar o país, deixando um rastro de ruínas privadas e públicas. Hoje a indústria petrolífera trabalha com capacidade muito reduzida e a diáspora venezuelana já ultrapassou os sete milhões de pessoas.

Vacas magras — Já em 2015, a escassez de carne em Punto Fijo, a principal cidade da península, foi grave durante vários meses, a ponto de os açougues ameaçarem fechar permanentemente.
Wagoneer — Durante um passeio para Cabo San Román, cujo farol marca o ponto mais norte da Venezuela, uma família tenta resolver um problema na sua caminhonete. Em meio à crise, as peças automotivas estão em falta ou, quando há, atingem preços impagáveis pela maioria da população.
Fantasmas — Construções misteriosas como essa, em Las Piedras, abundam em Paraguaná. É difícil saber se em algum momento tiveram alguma utilidade e depois foram desativadas ou se foram projetos abandonados na metade do caminho.
Comandante — Inclusive depois de sua morte, em 2013, a presença de Hugo Chávez é uma marca onipresente.
Bella esperanza — Pai e filho voltam de uma jornada de pesca em Las Piedras. Comunidades de pescadores como esta, que têm no horizonte a paisagem industrial da refinaria de petróleo, ironicamente sofrem os embates da falta de combustível, que dificulta a distribuição de seus produtos no mercado local.
Era uma vez um muro — A Refinaria de Amuay vista através de um muro que ja não protege nada, nas instalações de uma companhia.
Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.