Quando tudo acaba

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 3, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Francisco Santos

Os dípticos registram o resgate de declarações de amor e demonstrações de carinho escritas em livros ou capas de discos garimpados em lojas de livros usados.

As dedicatórias que testemunharam um sentimento pretensamente inabalável, hoje atestam o fim dos relacionamentos.

O segundo instante, complemento do díptico, é reflexo de uma leitura pessoal, um exercício de imaginação e remete aos personagens mencionados nos escritos, concluindo ou complementando a saga dos relacionamentos a partir de um momento qualquer em um tempo indefinido da relação.

Os dípticos assumem o papel de recitante e contam a história a partir de seu fim, em substituição ao sujeito enamorado.

Este fenômeno resulta de um imperativo do discurso amoroso: não posso eu mesmo (sujeito enamorado) construir até o fim minha história de amor: sou seu poeta (recitante) apenas quanto ao começo; o fim desta história, assim como minha própria morte, pertence aos outros; a eles cabe escrever esse romance, narrativa exterior, mítica” (Barthes — Fragmentos de um discurso amoroso).

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.