RETINA dominante não dominante

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readMay 17, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Rafael Duarte

Em 2015, sofri meu primeiro descolamento de retina no olho esquerdo. Nada fácil para um fotógrafo ouvir que existe a possibilidade de conhecer a cegueira. Tive muito medo. Em 2018 o mesmo se repetiu com o olho direito. A retomada da visão após este tipo de cirurgia, que é delicada, invasiva e com riscos, é um processo lento, angustiante e doloroso. Passei pelos dois processos volta da visão após os “blackouts” das cirurgias.

Após superar o segundo evento, me mudei para Genebra, na Suíça, onde resolvi usar a fotografia para fortalecer o lado psicológico da minha própria recuperação. Decidi então explorar a cidade que ainda não conhecia com a câmera. Ainda que a visão do olho direito, o dominante que uso para olhar pelo viewfinder, ainda não estivesse boa, documentei a minha nova cidade naqueles meses da volta da visão.

A série “RETINA — dominante não dominante” é uma empreitada artística contemporânea de um fotógrafo documental. O trabalho retrata em uma série de imagens a representação estética do processo patológico de recuperação do pós-operatório. As fotografias estáticas e em movimento (GIFs) que integram a série representam como eu enxerguei o mundo na minha rotina na cidade em cada fase do período de recuperação. A ideia é mostrar ao público, à comunidade da Oftalmologia e a eventuais vítimas do descolamento de retina com um alto grau de fidelidade cada etapa do processo da retomada da visão no período pós-cirúrgico.

A série segue a cronologia. Se iniciando quando a visão ainda está completamente comprometida, pelos efeitos do gás que é injetado no interior do globo ocular, até os estágios finais, meses depois, quando ela já começa a ter sinais daquilo que chamamos de normalidade. Um dos objetivos deste trabalho, inédito na medicina oftalmológica brasileira, é de dar esperança aos pacientes que enfrentam este grave problema, com impactos psicológicos, mas que no fim em grande parte das vezes pode ter sucesso e retomar suas vidas normais.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.