Retratos de Gondwana

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 27, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Alexandre Berne

As rochas de Armação dos Búzios retratam parte importante da rica história do planeta Terra. Uma cadeia de montanhas semelhante ao atual Himalaia se formou há 500 milhões de anos durante a colisão continental que gerou o paleocontinente Gondwana. Sua quebra, que deu origem ao oceano Atlântico, também está registrada na região.

A geologia é uma ciência histórica, mas com dimensão abstrata. Na vida de uma pessoa não cabe um dia da Terra. Fotografar o encontro do continente com oceano apresenta com dinamismo essa reflexão. Quantos milhões de anos podem ser representados na fração de tempo de uma imagem? “A música não está nas notas, mas no silêncio entre elas”. Ler a paisagem é como ler um álbum de fotografias: o hiato temporal é quem conecta a história. O tempo é o escultor da paisagem.

O homem inventou o tempo. O natural não requer passado ou futuro. Viver em Gondwana é possível, basta observar e permitir a criatividade da ciência se refletir na arte; e vice-versa.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.