Sagrado e o profano

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 20, 2022

Ensaio Pré-selecionado de Dimitri Lociks

No dia 06 de junho de 2022, enquanto poucos e nobres cavaleiros participavam da Cavalhada de Pirenópolis, seguindo regras e tradições seculares, hordas de mascarados esperavam a sua vez de subir no palco. De dentro da arena, os sons de tiros de festim, de galopes educados e cantigas religiosas; atrás dos portões, o som grave do funk fazendo as arquibancadas tremerem, a poeira levantada do chão de terra batida, o cheiro de cerveja, suor e ansiedade para participar da celebração. De um lado fantasias, do outro máscaras, de um lado a tradição, do outro o agora, de um lado o mundo do jeito que alguém imaginou que ele deveria ser, do outro lado, o mundo real. Os portões se abrem, esses mundos se encontram. Os cavaleiros, mouros e cristãos, se encolhem no fundo da arena, juntos, unidos diante de centenas de mascarados, que invadem a galope cada centímetro do palco, com seus rostos escondidos, mas suas verdades e desejos expostos.

A experiência descrita acima foi retratada em um ensaio fotográfico com foco em contrastes e conflitos, onde a Cavalhada é um pano de fundo para se tratar de questões como fé, sonhos, relações de poder, desigualdades e mudanças, expressas em gestos, olhares e fantasias.

Cada foto do ensaio revela um pouco dessa experiência única que foi participar da primeira Cavalhada pós pandemia em Pirenópolis, Goiás. São 8 fotografias divididas em 2 grupos de 4 fotos. As fotos coloridas tratam do sagrado, do sonho, do dever ser; as fotos preto e branco tratam do profano, do popular, do real e contemporâneo. Sugerimos uma exposição em dípticos intercalando o sagrado com o profano.

Eu espero compartilhar a comoção de ver manifestações de fé sinceras e silenciosas, representadas na foto Reza; O olhar sonhador de quem se dispõe a batalhas impossíveis ilustrada na foto Quixote; A beleza, luxo e vigor das tradições expostas nas fotos Mouros e o Cavaleiro Azul; o sentimento de indignação e predisposição para luta retratadas na foto Revolta; a maestria, beleza e criatividade da montaria popular expressa na foto “Melãozinho de São Caetano”, O vigor, força e crueza expostos na foto os novos bárbaros; e, para finalizar, o abismo entre mundos do ponto de vista cultural, econômico e social representado na foto O abismo.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.