Sonhos Ancestrais
Ensaio Pré-selecionado de Erica Caterina Pontes
O culto aos Orixás atravessou o oceano e chegou ao Brasil junto com os navios negreiros que aqui atracaram, fincando raiz e influenciando nossa cultura, artes plásticas, música e diversas áreas. O Candomblé compreende um universo cheio de símbolos e rico em detalhes em todos os seus rituais.
Neste ensaio de 10 imagens apresento um pouco de meu trabalho fotografando Candomblé desde 2013. Em Sonhos Ancestrais, mesclo duas fotos que juntas ganham uma dimensão onírica, fazendo a “intermediação entre dois mundos”, entre o sonho ancestral e o transe. São fotografias de Orixás que foram justapostas entre um retrato de seu filho de santo em momento de entrega e algum detalhe de elemento simbólico que cada Orixá carrega consigo.
“O Sonho, o Transe e a Loucura são canais de comunicação entre o mundo profano e o universo mítico sobrenatural e são processos que o homem ainda convive sem muito entender.” (Roger Bastide, 1898–1974)
A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.
Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022