Urbanos

CONVOCATÓRIA EM FOCO
3 min readAug 12, 2023

Ensaio Pré-selecionado de Josiane Dias

A proposta deste trabalho é resgatar a narrativa de personagens cotidianas únicas que constroem as tessituras do momento presente e da coletividade sob o prisma da diversidade. São seres contemporâneos que carregam a descendência e o “borogodó” da cena urbana. Borogodó é uma palavra que surgiu do uso popular e tem, como principal significado, ser bonito do jeito que é.

Na série URBANOS as pessoas retratadas representam seres universais que poderiam estar em qualquer cidade, em qualquer tempo e espaço, pois trazem consigo as muitas camadas antropológicas que constroem a pátina das sociedades e a originalidade das ruas e da vida urbana. Apesar de todas as adversidades de sua condição e de seu cotidiano, são pessoas que valorizam suas identidades e retiram força disso para sobreviver e resistir. Ao interferir nas imagens, escolhendo o que quero ressaltar e retratar, faço esta transição entre a fotografia objetiva e a pintura subjetiva, sobretudo pelo uso das cores que dão voz à minha interpretação artística.

E esta série é sobre isso. Sobre a ancestralidade e o caráter concreto e diáfano das pessoas que transitam na urbe e simbolizam a verve de uma civilização que está sempre em movimento e em transformação. A beleza e a força dessas personagens surgem da

própria história que elas carregam. Suas presenças são orgânicas e conferem cor, originalidade e são a (própria )pulsão de vida das cidades.

Este trabalho retrata pessoas que representam a maioria da população, no seu habitat natural, desempenhando atividades cotidianasnos espaços públicos da cidade. Antenção da artista é destacar e valorizar a importância das pessoas ditas “comuns” que circulam todos os dias nas grandes e pequenas cidades e que constroem a nossa sociedade e carregam também a nossa ancestralidade. Esta série, unindo a fotografia com a pintura, transforma em arte esse cotidiano tão plural e diverso procurando refletir um caleidoscópio de identidades de natureza racial, de gênero e cultural, inclusive na sua dimensão de inter-seccionalidade. Ou seja, diferentes camadas de discriminação e vulnerabilidade que, apesar de tudo, resistem e subsistem no seu dia a dia trazendo dentro de si uma força positiva que denota uma esperança de transformação social.

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2023 está com inscrições abertas até 13 de agosto e o resultado será apresentado no dia 03 de setembro. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocatoria-pef2023

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.