White balance

CONVOCATÓRIA EM FOCO
4 min readAug 12, 2022

--

Ensaio Pré-selecionado de Ulla von Czekus

Todas as vezes que a fotometria era tida como adequada, considerando sempre as pessoas brancas da família, minha avó Anália ficava subexposta de modo a tornar seus traços, sua expressão e sua própria existência menos distinguíveis na imagem fotográfica. No acervo de documentos, objetos e álbuns de fotografia herdados de minha família materna encontrei uma estrada bipartida fundada em um casamento interracial no interior da Bahia, na cidade de João Amaro, no início do século XX.

Essas memórias, agora misturadas entre o que consegui viver ao lado dela e o que me contaram sobre sua personalidade, me incomodam. Encontrei poucas imagens de minha avó Anália desde que comecei a visitar o acervo de objetos e fotografias familiares, há dois anos. Interessei-me por adentrar esse arquivo pessoal munida do que eu tinha: fotografias, cartas e documentos de meu avô Guilherme Vostal. Ele estava em foco: homem, branco, europeu. Do meu avô, tcheco e branco, tenho todas as ligações familiares, as histórias, as memórias e os documentos preservados. De minha avó, baiana e negra, tenho tão somente o oco e as dúvidas. E foi justamente esse foco que me conduziu a um desvio: por que faltavam imagens de minha avó e sobravam das outras pessoas?

Incomodada com a invisibilidade de minha avó Anália em meio a uma família majoritariamente branca e uma tecnologia cujo padrão a escanteou, pretendo empreender uma busca pelo pedaço da história que me falta e me constitui como pessoa. Percebo, hoje, como o apagamento de minha avó e sua história se deu em função de uma cultura que tem o branco como paradigma. Procuro torná-la visível operando com uma ideia dos dispositivos existentes àquela época para a produção da fotografia. Intento trazer minha avó ao centro da discussão e quando tento fazê-la visível, empalidece, vira cinza, perde sua identidade. Quando aumento o tempo de exposição, tudo à sua volta desaparece. Há um duplo desaparecimento contra o qual preciso lutar.

O balanço de branco não corrigiu automaticamente a temperatura de cor para minha avó e a fotometria a preteriu. Quando a indústria visual da fotografia resolveu ampliar a gama de marrons nas emulsões fotográficas nas décadas de 1960 e 1970 foi em favor das fábricas de chocolate — melhor distinção entre os tipos ao leite, meio amargo e amargo — e de móveis — diferenciação adequada sobre os padrões de cor das madeiras1. A tecnologia fotográfica sempre favoreceu a pele branca e distinguia de maneira precária todas as demais variações de tons de pele nas imagens. Um balanço de branco, por brancos e para brancos.

1 Questão de pele. (2016, June 23). ZUM. https://revistazum.com.br/revista-zum-10/questao-de-pele/

Exposição Convocatória em Foco na Quadra da Matriz, é uma das atrações do Festival. Venha conferir e participar inscrevendo seus trabalhos.

A Convocatória em Foco 2022 está com inscrições abertas até 20 de agosto e o resultado será apresentado no dia 4 de setembro. Agradecemos a participação de todos e confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe.Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição da maioridade do Festival. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-convocat%C3%B3ria-pef-2022

--

--

CONVOCATÓRIA EM FOCO

Convocatória PEF, continua sendo, uma vitrine aberta para profissionais consagrados ou talentos emergentes.