Ecardio e Medcloud: parceria para segurança na cardiologia

Localizada em Cuiabá, Mato Grosso, a Ecardio oferece avaliação preventiva, diagnóstica e prognóstica na cardiologia.

A Ecardio Cardiologia Integrada possui uma equipe de cardiologistas com ampla experiência e capacitação técnica. A equipe atua em Cuiabá dentro do Hospital Amecor, e também em Várzea Grande, na Vida Diagnóstico e Saúde. Oferece consultas e exames na área de Cardiologia e investe na qualidade e confiabilidade dos resultados.

Segundo Dra. Renata S. L. Teixeira de Lima, sócia da Ecardio, a implementação e utilização do sistema Medcloud ainda está em andamento de novos módulos na clínica, mas já vê resultados sólidos e a parceria como promissora.

Segurança no armazenamento

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), nº 1.821, de 23/11/2007, no seu artigo 8º, os exames de imagens e prontuários precisam ficar armazenados pelos centros de diagnóstico por pelo menos 20 anos.

Para armazenar esse material, as empresas podem enfrentar alguns problemas. O espaço disponível nos equipamentos de exames não é suficiente, por isso precisam transferir para HDs externos, o que é uma solução um tanto provisória e não segura.

Outra alternativa seria criar um departamento para cuidar de softwares locais de armazenamento. O que custa caro, ocupa espaço físico na empresa e demanda contratação de pessoal especializado.

Com isso, cada mais vez mais clínicas têm buscado serviços que ajudem nesse sentido. Foi assim que se iniciou a colaboração da Ecardio com a Medcloud.

Ana Paula Chiliti é administradora da Ecardio. Ela conta que a principal motivação na contratação das soluções Medcloud é a segurança que o armazenamento na nuvem oferece.

“Utilizamos o sistema da Medcloud para o armazenamento e segurança das imagens. Antigamente corríamos o risco de perder os exames. Poderia não salvar no pendrive ou perder o backup”, afirma Ana Paula.

“Não perdemos mais exames. Todas as nossas imagens são enviadas para o sistema Medcloud e, caso precise de uma segunda via, acessamos a ferramenta”, complementa Dra. Renata.

Praticidade

De acordo com a administradora, a praticidade e segurança são os maiores pontos fortes da parceria com a Medcloud. “Mudou tudo pra gente porque quando precisamos o exame está ali, tudo no mesmo local. Não precisamos mais ficar buscando em backups”.

Dra. Renata também comenta que a Medcloud oferece para a Ecardio praticidade no que diz respeito à assistência. “Nós sempre fomos prontamente atendidos quando solicitamos uma demanda”.