Uma carta para o meu EU aos 10 anos
Uma carta para o meu eu aos 10 anos.
Relaxa. A classe não é assim grande assim. Sabe aquele cara ali no canto de cabelo esquisito e com o nariz um pouco grande? Vocês serão grandes amigos. Fica tranquilo, a tabuada de matemática pode parecer difícil, mas ela não é tão difícil assim. Você vai perceber que a menina mais bonita da sala não está nem aí pra você. Mas, fica tranquilo. Você vai superar isso também. E quando tudo parecer muito difícil, fecha a porta do quarto e fica um tempo lá. Esquece um pouco do mundo. A vida é mais fácil quando se tem dez anos. Aproveita suas andanças de bicicleta pelo bairro da sua cidade pequena. Aproveita suas aulas de surf. Ali você vai perceber que o mar é (a)mar. E também, você vai fazer bons amigos por onde passar, pode apostar. Com o passar do tempo você vai perceber que as pessoas são passageiras.” Tudo passa. ” Escreve aí: essa vai ser sua primeira tatuagem.
Sabe aquela série de tv esquisita que só você gosta? Não tenha vergonha. Ela é bacana. E ninguém tem nada a ver com isso. Seus pais podem parecer mandões , e seus e seus irmãos podem parecer que não estão nem ai pra você. Saiba que seus pais estão certos. E seus irmãos te amam mais que tudo nesse mundo. As vezes pode parecer que você é a pessoa mais complicada ou difícil de entender. Acredite: você não é. Aproveite as coisas que você gosta agora. Aproveite as pessoas que você gosta. Elas não vão durar pra sempre.
Quando você menos perceber, vai terminar o ensino médio. Vai mudar de cidade. Vai mudar de Estado. Vai mudar de país. Todas essas mudanças vão doer. Mas, você vai mudar também. Vai se adaptar. Depois de um tempo, vai até sentir saudades. E também, pode ter certeza: vai valer a pena. Vai valer a pena.
Lembra de quando você achava que aquela era a garota da sua vida? Então, hoje vocês nem se falam mais e ela está feliz com outro cara. E você está feliz com outra pessoa também. Outra coisa: não se preocupa tanto. As coisas vão acontecer. Mas nem tudo vai ser da maneira que você quer. Tampouco na hora que você quer. As coisas vão acontecer quando elas têm que acontecer. Você vai aprender que as coisas nem sempre são no seu tempo. E isso pode ser um pouco difícil também. Mas fica tranquilo, você vai aprender a lidar com isso também.
Como também, você vai perceber que as coisas mudam, os lugares mudam, e as pessoas também. E isso vai doer. Mas fica tranquilo. Você vai superar. E tudo aquilo que parecia ser tão importante, não é tão mais importante assim. Você vai conhecer muitas pessoas, poucas vão se tornar suas amigas. Você vai conhecer muitos lugares, e apenas um deles vai ser mágico e especial. E você nunca mais vai se esquecer dele. Você vai conhecer o mundo, mas o melhor lugar do mundo sempre será em Itaúna, Saquarema, Brasil.
Você vai se apaixonar. Vai se iludir. E vai passar. Tudo o que você viver será aprendizado. Quando você tiver lá pelos seus vinte anos vai ver que seus sonhos não são mais os mesmos. Também, lá pelos vinte anos, você vai descobrir que você odeia sua faculdade, odeia seu trabalho e a sua vida não é tão interessante assim.
Mas, vai melhorar.
E você vai conseguir tudo aquilo que você quer.
Você vai se formar.
Você vai encontrar um amor
Você vai arrumar um emprego que você gosta.
Você vai ter sua casa própria
Você vai ser feliz.
As melhores coisas da vida levam tempo,
Espera.
Respira. Tenha calma.
Aproveite onde você está e com quem você está agora.
O depois a gente deixa pra mais tarde.
Vai valer a pena.
