Na escuridão do EGO

“As pessoas precisam de alguém para lidera-los, de preferencia os inteligentes!

By @mederafael

Uma discussão sobre a frase — “As pessoas precisam de alguém para lidera-los, de preferencia os inteligentes!”

Mas tudo tem um más. Demorei muito para entender a afirmação de Kant (Logo abaixo), só aprendi quando descobri que, em certos momentos me torno totalmente irracional para fazer o que quero, por muito tempo e por muitos anos não percebi que existem pequenos momentos no qual a minha racionalidade é controlada pela existência da irracionalidade.

“Ora, ninguém pode conceber uma negação de maneira determinada sem ter considerado como fundamento a afirmação oposta. — O cego de nascença é incapaz de imaginar a escuridão, pois não consegue imaginar a luz; o selvagem não pode imaginar a pobreza, pois não tem idéia do que seja a opulência. — O ignorante não faz idéia de sua ignorância, pois não tem nenhuma idéia da ciência. 
Immanuel Kant, Crítica da Razão Pura, texto integral Página 378, paragrafo 3.”

O que vejo é que muitos inteligentes querem dominar, provar acima de tudo que tem o ego mais forte, dominar os frascos e comprimidos — "já dizia o Chapolin", pois acreditam que podem escolher melhor o caminho para próximo, o que realmente querem é que esses não descubram os fatores que transformam sua racionalidade em irracionalidade, que só é possível por meio de muito estudo e uma profunda busca sobre seu eu.

Aquele que conseguir controlar a fagulha que destrona sua irracionalidade será capaz de superar qualquer coisa em vida, será capaz de perceber a vitoria antes mesmo do desafio, isso é: “torna-se independente do mundo e de todos, decidir por si e aceitar que a decisão é mais parte dele mesmo do que de outros”.

Com isso os menos favorecidos na inteligência serão capazes de serem mais do que antes. Em uma sociedade no qual todos são iguais não se tem como alimentar mais um ego do que o do outro.

“O especial passa a ser o da casa … “

Se você quer ser melhor só para ficar acima dos piores .. é só mais uma parte da sua racionalidade que foi embora, seu ego decidiu por sua senhoria — seu ego está alimentado com uma ótima suplementação da superioridade do conhecimento.

Ser superior para superar desafios e para motivar aqueles que tenham medo — é uma forma de alimentar seu próprio ego? Não sei, mas parece ser mais ético e moral, mais correto tentar deixar que todos vençam, que todos alcancem um estado de inteligência tão superior quanto o seu. As vezes paro e me faço esse questionamento — Se é de fato ser superior, como se mede?nOOssa! que papo mais doido!

Bom, eu gosto... gosto da loucura, da loucura do pensar!

Se gostou do texto, recomende! Se curtiu e achou nutritivo, mande aí algum comentário! Abraços, e não deixe de ler outros textos que já publiquei.

leia também:

Like what you read? Give Rafael Medeiros a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.