A relação médico-paciente e as novas tecnologias

Vera Piccinini*

O atendimento médico é um serviço prestado de grande relevância, visto que responde não apenas pelo bem-estar e saúde do cliente como também pela sua vida. Ao mesmo tempo em que é um serviço imprescindível, também é um negócio, do ponto de vista do prestador que administra um consultório, uma clínica ou um hospital e, como tal, se relaciona com outros prestadores e fornecedores e com o cliente, que vem a ser a fonte dos seus rendimentos.

Com o progresso da ciência e novas técnicas de diagnóstico e tratamento, a sobrevida de pacientes com doenças crônicas vem aumentando, o que exige um atendimento melhor, mais rápido e eficiente. O aumento da população a ser atendida gera uma sobrecarga ao profissional que não se adaptar aos novos tempos e às novas tecnologias, com um ônus logístico, financeiro e pessoal.

A maneira como o médico, sendo um prestador de serviços, se relaciona com seu cliente, oferecendo um atendimento cordial, atencioso, eficiente e completo, que atenda e satisfaça às necessidades e expectativas dos mesmos, pode fazer toda a diferença na escolha do profissional por um determinado cliente.

O uso de tecnologias modernas pode ser ferramenta importante na captação e fidelização dos clientes, como uma variável que influencia, estimula e reformula ações econômicas e de logística para atender às exigências dos consumidores e aos interesses dos prestadores de saúde. Do ponto de vista da Gestão Empresarial, o bom atendimento e a competência profissional são ferramentas de marketing indispensáveis do profissional médico.

Com o advento da Internet, mudanças no cenário da saúde e na relação médico-paciente impressionaram pela sofisticação e rapidez com que foram incorporadas. Hoje, de qualquer lugar do mundo o paciente pode ter acesso ao seu médico através de um smartphone, tablet ou computador. Esta facilidade lhe permite pedir orientações, agendar uma consulta, esclarecer dúvidas sobre sua patologia e seu tratamento sem ter que sair do conforto da sua casa ou trabalho. Em caso de urgência, possibilita entrar em contato com seu médico, em poucos instantes, evitando deslocamentos desnecessários, a automedicação e longas horas de espera em emergências.

Para todo o profissional, a diferenciação de imagem é bastante sensível à reação dos clientes. Dispor de um atendimento personalizado, rápido e sem gastos extras é uma opção que, além da vantagem competitiva, agrega inúmeras conveniências à prática da profissão. Isto pode ser feito através de aplicativos, como o Medicinia, por exemplo, que lhe permite ética, seriedade e privacidade no atendimento de seus pacientes, através de uma plataforma segura onde ficam gravados os dados do paciente, exames, medicamentos.

Afinal, um médico informatizado é com certeza um médico muito bem informado e na vanguarda da qualidade dos serviços prestados.

Vera Piccinini é pediatra, usuária e colaboradora ativa no desenvolvimento do Medicinia. O empenho da Dra. Vera em encontrar uma ferramenta que a aproxime de seus pacientes de forma ética encanta toda a equipe do Medicinia.