Como o HCor eliminou filas e a sobrecarga das equipes de atendimento

Medicinia
3 min readApr 12, 2018

Longas filas para exames, concentração de pacientes no período da manhã, sobrecarga da equipe de atendimento. Esses são alguns dos maiores desafios das instituições de saúde. Temos uma boa e uma má notícia para você: não existe mágica para resolver esse problema. Segundo informação da Anahp, cerca de 11% dos brasileiros consideram o serviço de saúde privada ruim ou péssimo e outros 35% o acham no máximo regular. Ok, mas existe uma luz no fim do túnel: a tecnologia \o/ E ela já vem fazendo toda diferença na área de medicina diagnóstica em hospitais como o HCor (Hospital do Coração), de São Paulo, referência internacional no tratamento de cardiopatias.

Em um momento em que tanto se discute a importância de melhorar os processos hospitalares, impactando positivamente desde a qualidade dos serviços prestados até a redução de custos, azeitar fluxos de comunicação e automatizar etapas é um grande diferencial competitivo. Quem vai ao hospital para exames quer agilidade e assertividade. Sonha com facilidades, como a possibilidade de fazer check-in com antecedência e, ao cruzar a recepção, ser encaminhado diretamente para o procedimento. Sonha, não. Sonhava! Felizmente, isso já é realidade em algumas instituições.

Coordenando os fluxos em 1,2.3…

O aplicativo Medicinia foi desenvolvido a partir de uma dor identificada pela gestão da unidade: a necessidade de coordenação de fluxos assistenciais e protocolos clínicos para otimizar a eficiência operacional em saúde. Essa é uma gestão muito complexa. Mas com o uso de ferramentas que conseguem organizar virtualmente o fluxo de pacientes, conseguimos garantir pelo menos 3 vantagens, que refletem diretamente na instituição de saúde, nos médicos e nos colaboradores:

1-Os pacientes têm a possibilidade de se livrar das filas na recepção de exames, agilizando o processo e diminuindo o risco de haver problemas e/ou erros na abertura do boletim de atendimento;

2-Maior facilidade e agilidade no atendimento em momentos de concentração na recepção, principalmente no período da manhã — e, consequentemente, melhora da qualidade do atendimento;

3-A chance de fazer um check-in online e já chegar direto para o atendimento, sendo poupado de burocracia na chegada à instituição.

HCor: agilidade, conveniência e pouca espera

Pacientes costumam fazer exames pela manhã. Fato. E isso ocorre porque muitos desses exames exigem preparos específicos, jejum ou alterações da dieta. O resultado é que os laboratórios lotam nesse período do dia, causando sobrecarga na recepção e filas de espera.

Para minimizar esses problemas, a Unidade Cidade Jardim do HCor passou a utilizar o Medicinia para fazer um check-in online dos pacientes. Funciona assim: dois dias antes, o paciente recebe a confirmação do exame por SMS e um convite para iniciar seu check-in online. Lá o paciente envia uma foto da sua identidade, a carteirinha do convênio e a solicitação do exame.

O check-in é processado pela equipe na tarde do dia anterior e o paciente recebe um código para usar uma fila “fastpass”, onde, ao chegar, ele já recebe a pulseira de identificação previamente impressa e é encaminhado para a o procedimento.

Mais histórias de sucesso

Quer conhecer mais histórias de sucesso, como a do HCor Cidade Jardim, que resolveu o problema de pacientes em busca de check-ups e exames laboratoriais com agilidade, conveniência e pouca espera?

Fique atento às nossas atualizações. E entenda por que cada vez mais instituições de saúde buscam aplicar inteligência clínica aos processos de seu dia a dia.

Conteúdo atualizado em 01/07/2019

--

--