Por que falar sobre dinheiro ainda constrange os médicos — ou o que você faria se pudesse cobrar pelo atendimento online de pacientes?

Na verdade, o título principal é o segundo ;)

A chamada em destaque é mais uma provocação e uma oportunidade que a gente não podia perder de colocar esse tema na roda. O Medicinia, um aplicativo de comunicação feito por médicos para médicos, está lançando a opção de remuneração pelo tempo dedicado ao atendimento online de pacientes. É claro que isso gera dúvidas! Muitos médicos inclusive acreditam que só o fato de se comunicarem online com pacientes seja suficiente para acender a luz vermelha da ética médica. Imagine então se, na proposta de interação remota, vier embutida a possibilidade de se cobrar por esse tempo investido?

Muito se fala do peso mastodôntico que os médicos carregam nos ombros por terem escolhido uma profissão que é vista — e assimilada por muitos deles — como um sacerdócio. Nós já escrevemos sobre isso. Nele, você entende diretinho a nossa posição.

COMUNICAÇÃO ONLINE COBRADA

Voltando à funcionalidade que o Medicinia está lançando, a ideia de oferecer a opção de cobrança veio de uma constatação muito clara da equipe: médicos investem até duas horas de seu tempo, todo dia, complementando remotamente consultas presenciais, acompanhando dúvidas em prescrições e em exames ou simplesmente confortando pacientes. E a pergunta que eles fazem é: qual é o valor, para o seu paciente, de ter uma boa noite de sono? Quanto vale otimizar o seu tempo e poder estar mais entre amigos e com a família? Isso tem um inegável valor! Para o Medicinia, se médico e paciente, numa relação muito transparente, definirem regras claras e convenientes para ambos, todos saem ganhando!

Já parou para pensar nisso?

Saiba mais sobre a cobrança clicando aqui.