O gênero de (quase) todas ruas do Brasil — Um mapa interativo


Veja o mapa interativo aqui.

Veja também nossa pesquisa anterior, só sobre a cidade de São Paulo.


Há algum tempo atrás, fizemos uma pesquisa sobre a quantidade de ruas com nomes femininos, masculinos e sem gênero na cidade de São Paulo. O resultado (não tão surpreendente) foi que dos cerca de 70 mil logradouros da cidade só 5 mil tinham nomes femininos, enquanto 27,5 mil tinham nomes masculinos.

Na época, usamos dados do GeoSampa, e por isso a análise ficou restrita a São Paulo. Agora, estamos lançando um mapa para o Brasil inteiro, usando dados do OpenStreetMap.

Criamos um mapa interativo para que você possa explorar a cidade que quiser. As ruas em vermelho são as com nomes femininos, azul para masculinos e cinza para as sem gênero.

Veja o mapa interativo aqui.

Genêro e nomes de rua — mapa interativo

O mapa foi baseado no Road Orientations Map do Vladimir Agafonkin. Veja aqui mais detalhes técnicos sobre como nosso mapa foi feito.


O mapa é perfeito? Tem erros?

Tem, vários! Talvez seja surpreendente para alguns, mas deduzir o gênero a partir de um nome não é uma tarefa trivial para computadores. Estamos usando uma base dos nomes mais populares brasileiros por gênero do IBGE. Mas se você vir algo estranho (vai acontecer) mande uma mensagem pra gente aqui, ou melhor, contribua no repositório no GitHub.

Além disso, há muitas ruas mapeadas no OpenStreetMap ainda sem nome. O melhor jeito de corrigir isso é virar um contribuidor!


Bernardo Loureiro é urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados. É criador do laboratório de visualização urbana Medida SP.

Like what you read? Give MedidaSP a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.