Beba vinho. Seja um vinho.

Melissa Bávaro
Feb 25, 2017 · 2 min read

Todo mundo curte um vinho, se você não curte, tome mais uma taça.

Eu mesma, no auge da minha pré-adolescência, tomei um porre de vinho com chope e fiquei, durante muitos anos, sem poder nem sentir o cheiro da uva. A minha memória olfativa insistia em me mostrar que aquele líquido divino poderia ser uma cilada como foi há anos atrás. Mas, como tudo na vida, o tempo me ajudou a superar e hoje eu não recuso uma taça. Quem recusa?

Enfim, o foco do texto não é recuperação de ressaca. É sobre pessoas.

Sabe aquele ditado “O vinho só melhora com o tempo”?… Ele deve ser seguido. A risca. Pra tudo nessa vida. Sério.

No meu entendimento de mundo, a única coisa que podemos fazer pela nossa vida e, pela de todos a nossa volta, é evoluir. Como um vinho, melhorar a cada dia que envelhecemos. Sermos aquele vinho encorpado, que todos querem provar e ter na adega.

Se você tem as mesmas certezas, opiniões, julgamentos e visão de mundo dos seus 18 anos, sinto muito, mas você não está vivendo.

Estamos em constante mudança. Você precisa mudar. Se não, tu nem consegue ser um vinho. Você é aquela uva que azedou e ficou amassada no chão, sem ninguém pra te desgrudar dali.

É maravilhoso você conhecer um novo ponto de vista e adotá-lo. Se não for pra mudar o ângulo, que seja pra saber que ele existe e que você entende aquele lado. Você também pode transitar de uma perspectiva pra outra, não tem problema ser indeciso ou não ter uma definição. O importante é o conhecimento e o aprendizado dessa experiência.

Ouça mais, desconstrua regras e ideais. Converse com as pessoas, LEIA. Entenda que somos humanos e que ninguém é absoluto. Não seja radical com as pessoas. Procure aprimorar sua percepção e, se ela não lhe agradar mais, mude. Se até a uva mudou pra ser um suco, porque você não pode rever seus conceitos?