Humble Bundle: modelo para Economia Criativa?

Melissa Fagundes
2 min readJan 25, 2016

--

Fonte: http://indiegamebundle.wikia.com/wiki/The_Humble_Bundle_for_Android_2

Todo mundo está falando sobre disrupção. Até pouco tempo, eu não sabia o que era isso. Mas uma coisa eu já tinha percebido: ninguém está satisfeito com o atual modelo econômico.

Não sou autoridade nisso e nem escrevo com maestria como o Gustavo Tanaka. Seus textos, no mínimo, nos fazem pensar se realmente não existe outra alternativa para o que temos por aí.

Outro dia, meu companheiro David (Hydeous)Andrade, que é amante de jogos digitais, comentou sobre o Humble Bundle. Pra quem não sabe, assim como eu não conhecia, o Humble Bundle é:

  • Uma loja que vende conteúdo digital. Até aí tudo bem. Nada demais.
  • Entre os produtos, eles vendem jogos, ebooks e comic books.
Logo do Humble Bundle.

O pulo do gato é:

  • O comprador determina quanto quer pagar
  • O comprador diz qual a porcentagem vai para o criador do produto
  • O comprador diz qual a porcentagem ele quer doar para a caridade

Perceberam? O comprador é o protagonista do negócio! Toda aquela história que o consumidor não sabe o que quer e as empresas ditam as regras, vai por água abaixo. E funciona.

Sabe por que? Porque já foram mais de 65 milhões de dólares doados para instituições de caridade. O desenvolvedores desembolsaram em 2015 outros 100 milhões.

A maioria dos jogos à venda na plataforma são os chamados “Indie Games”. São jogos desenvolvidos por empresas independentes. Algumas disponibilizam o código fonte do jogo.

Eu fiquei imaginando como os outros setores da Economia Criativa, que só em 2013 movimentou R$126 bilhões, também não poderiam se beneficiar com o modelo do Humble Bundle.

Como seria bom se existisse uma plataforma onde artistas independentes pudessem vender seus trabalhos sem se preocupar com o lobby das grandes empresas e ainda ajudar instituições de caridade. E, ainda, o sonho do consumidor sendo envolvido no processo.

O Humble Bundle é um sucesso. Será que é possível reproduzir o modelo para outros negócios criativos? Eu não tenho dúvida. Temos coisas incríveis acontecendo como o Catarse e o Kickstarter. Humble Bundle é só uma das possibilidades. Ainda bem.

Gostou do texto?

Se sim, recomende ou compartilhe, ajudando mais pessoas a encontrar esta história e me motivando nessa vida ingrata de escritora.

Basta clicar no botão Recommend e/ou Share logo abaixo.

--

--

Melissa Fagundes

A garota que mora em mim. Disléxica, skatista, ama ficção científica, Asimov, Star Wars, viagens, inovação. Percebeu que desenhar e escrever são como respirar.