Shiply: Leilão reverso e modelo “Consumidor Rei”
As empresas fazem os lances e o consumidor escolhe. Eu nunca tinha ouvido falar da ideia, mas já pensei em diversas possibilidades.

Leilão reverso não é algo novo no mercado. Geralmente, uma empresa diz que precisa de um produto e convida fornecedores para participar do leilão. Ganha quem oferecer o melhor custo-benefício.
Nos EUA existe o Shiply. Através da plataforma, empresas com interesse em compartilhar custos de transporte se juntam para pegar “carona” em rotas disponíveis para o mesmo CEP ou nas proximidades.
Infelizmente, não existe um Shiply por essas bandas. Mas fiquei imaginando se existisse uma plataforma onde o consumidor, por exemplo, colocasse as características do carro que deseja comprar e diversas concessionárias enviassem lances oferecendo o melhor custo-benefício.

Ou então, ao realizar uma mudança, o consumidor tivesse acesso às rotas livres de empresas de logística e aproveitasse a “carona”, como o Shiply.
Ou, para comprar um apartamento, divulgo os requisitos do local o qual estou procurando, como localização, preço, e recebo lances em um leilão de ofertas, onde eu determinarei o vencedor.
Continuei com a viagem e, pesquisando um pouco mais, encontrei o Melhor Oferta, um aplicativo onde o comprador diz o que deseja e recebe oferta de vendedores cadastrados na categoria do produto.

É possível ainda classificar a qualidade do serviço prestado. Para o consumidor, parece uma boa alternativa para pesquisa de preços. Para o vendedor, uma oportunidade de alcançar o consumidor alvo.
Existem muitas possibilidades e parece que a disrupção e o modelo “Consumidor Rei” podem mudar a cara do mercado e acredito que não tem mais volta. Na nova economia, que privilegia a originalidade e pede que o mercado apresente alternativas de geração de renda e novos modelos de compra e venda, toda ideia é bem-vinda.
Esse texto é a continuação da ideia de pesquisar sobre novos modelos de negócio. Tudo começou com o texto Humble Bundle: modelo para Economia Criativa? , que ganhou grande repercussão graças ao Gustavo Tanaka, um forasteiro que encontrei nesse mundão compartilhando possibilidades de mudança.