Aprenda como reduzir o número de faltas e atrasos no seu consultório

Antes de ser médico, você foi e sempre será um paciente. Então, vamos ser honestos: quem nunca faltou a uma consulta médica? Seja por um imprevisto ou mesmo por ter esquecido do compromisso, faltas e atrasos acontecem. Para o paciente não há repercussão, mas para o médico, essas faltas podem ser um grande problema. Você desperdiça seu tempo, recursos e perde um horário que poderia ser importante para outro paciente. E pensando em como você pode reduzir a recorrência de faltas e atrasos em seu consultório, fizemos este post com algumas dicas que irão te ajudar bastante. Acompanhe conosco!

Lembre o paciente da consulta marcada

Qualquer pessoa está sujeita a esquecer um compromisso, mesmo que seja algo importante. Na correria do dia a dia, pode ser difícil conciliar todas as tarefas a cumprir. Portanto, lembrar o paciente que ele tem horário marcado com você é uma maneira eficaz de prevenir esse esquecimento, além de demonstrar que você se importa com ele.

O lembrete pode ser feito de várias formas. Uma delas é por telefone, sendo um meio eficaz, porém demanda tempo das secretárias e dinheiro. A outra é enviar um e-mail, um serviço gratuito, porém depende da frequência que o paciente checa sua caixa de entrada. Por fim, pode-se enviar um SMS, é barato (ou até mesmo gratuito) e muito eficiente, já que a maioria das pessoas anda sempre com seu celular.

Entenda o motivo das faltas e atrasos

Para poder combater esse problema, é importante entender o porquê de ele acontecer. Quando um paciente se atrasar ou faltar, registre. Se possível, entre em contato com esse paciente para saber seus motivos e se ele gostaria de remarcar o horário. Dessa forma, é possível criar um perfil e definir uma estratégia para evitar que as faltas ou atrasos continuem a ocorrer.

Estabeleça uma política para faltas e cancelamentos

Determinar uma política para ausências e cancelamentos é muito útil. Você pode estabelecer uma antecedência mínima para que o cancelamento seja realizado (de 24h, por exemplo) e multas para pacientes que faltarem sem aviso prévio. É ideal que essas políticas estejam em contratos para que o paciente assine. Dessa forma, você pode provar a legitimidade das regras perante a justiça, caso necessário.

Conquiste a confiança do paciente

Demonstre seu comprometimento em realizar o melhor atendimento possível. Isso quer dizer que atrasar para atender o paciente deve ser evitado ao máximo. Ninguém gosta de ficar horas esperando, mas caso isso aconteça, pode acabar desestimulando o paciente a se consultar novamente com você.

Além disso, busque conhecer um pouco sobre a vida do paciente durante a consulta, formando um elo com ele, especialmente aqueles que você nunca atendeu antes. Quando esse elo não é formado, o paciente pode não se sentir a vontade com você, aumentando a tendência de faltar compromissos médicos.

Peça para chegar com antecedência

Transito ruim, esquecer algum documento em casa, perder a hora. Essas coisas acontecem bastante, podendo ser um dos maiores motivadores de atraso. Para que isso seja evitado, peça para o paciente chegar com antecedência. Assim, mesmo se houver algum imprevisto, ele será capaz de chegar no horário.

Gostou das dicas para evitar faltas e atrasos? Tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário com suas opiniões e dicas! E não deixe de conferir nosso texto sobre os erros mais comuns cometidos por médicos iniciantes.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Memed’s story.